Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Da Redação
Publicado em 23 de fevereiro de 2022 às 14:35
- Atualizado há 2 anos
De acordo com a pesquisa ‘Global de Diversidade e Inclusão’ (PwC) em 2020, 76% das empresas e organizações brasileiras entrevistadas declararam que investiram em políticas de diversidade interna. No entanto, a pesquisa afirma que as organizações ainda precisam avançar no desenho e na execução de programas e ações voltadas à Diversidade e Inclusão (D&I) para cumprir esses objetivos.>
Ainda segundo a pesquisa, as empresas precisam avançar no desenho e na execução de programas de (D&I) para cumprir esses objetivos, pois um terço dos entrevistados indicam que continuam vendo a diversidade como uma barreira para o progresso em suas organizações, a qual não estão preparadas para lidar.>
Atenta a necessidade urgente de orientação, sobre diversidade, das organizações e marcas, a Youpper Insights - Consultoria especializada em Consumer & Media Insights; Pesquisa/Pessoas; Planejamento/Marketing e Projetos/Digital, presente nas principais capitais do país, São Paulo, Salvador e Porto Alegre, cria a consultoria Youpluri, com foco na Diversidade, para atender a esta demanda do mercado.>
O projeto idealizado e criado ao longo de 2021, tem como objetivo somar e agregar, por meio de ações com grandes marcas e pessoas, a importância de se comunicar com todos e para todos, sendo a ponte necessária entre as empresas e o público. Além disso, é uma nova rede formada com a função de agregar e somar na construção de uma sociedade com diálogos interativos e tendências sobre a diversidade étnica, cultural e social.>
Segundo Samille Costa, sócia e assessora de marketing, a principal vertente da consultoria é direcionar as organizações para entenderem o quão responsáveis elas são por essa quebra de tabus. “Isso acontece por meio de iniciativas de inclusão, ações de conscientização para o público interno, representatividade e contribuição para uma sociedade igualitária”, destaca.>
Samille conta que a Youpper, sempre focada em apresentar ações que contribuam com a sociedade, vem se preparando há dois anos com a realização de movimentos sociais, como o evento ‘A sustentabilidade como estratégia nos negócios’, realizado em 2019, na cidade de São Paulo.>
“Como sempre tivemos o olhar voltado para as demandas sociais, pensamos no Youpluri como uma ferramenta importante para ser a ponte entre as empresas e o público. Neste processo, somos todos apenas o elo da necessidade das empresas X a realidade dessas muitas pessoas”, salienta.>
A sócia fala que o comitê, formado por pessoas diversas espalhadas pelo país, realiza consultorias, insights de campanhas, gestão de crise, conteúdos criativos e informações, com a finalidade de abrir espaços aos que não se sentem representados em uma grande vitrine. “Dessa forma, as marcas podem estar mais atentas aos temas sociais e agregar força, além de escrever novas histórias que acrescentem quando o assunto for: diversidade e desconstrução”, explica.>
De acordo com Diego Oliveira, CEO da Youpper, o 'Comitê da Diversidade Youpluri’ nasceu para abrir espaço para as pessoas e marcas praticarem a política de inclusão e diversidade em seus planejamentos internos e campanhas externas. “Por este motivo, o comitê conta com o apoio e a construção de diversas pessoas espalhadas pelos Brasis e que juntes acreditam na transformação das empresas”, frisa.>
Diego ainda acrescenta que a diversidade é implementada na realidade de cada empresa por meio de campanhas e ações inclusivas, e que, além de levar conhecimento para que as organizações entendam quem é esse público, que elas possam identificar os seus anseios, suas necessidades e, assim, aproximar sua comunicação.>
“É bom se enxergar em uma campanha, se sentir acolhido, se sentir parte daquele lugar, ou seja, ter a sensação de pertencimento e harmonia com seus propósitos. O Comitê da Diversidade é exatamente essa ponte entre as empresas, organizações, marcas e todos os públicos pertencentes ao segmento”, finaliza.>