Como fazer meu dinheiro crescer nos próximos 24 meses?

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

  • Foto do(a) author(a) Edisio Freire
  • Edisio Freire

Publicado em 12 de agosto de 2019 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Estou no momento com uma reserva de R$ 50 mil, e gostaria de saber como devo aplicá-la por 24 meses. Onde posso ter um rendimento razoável? Bem como total garantia do meu dinheirinho? Antonio Getulio Correia

Olá Antonio. Existem no mercado uma infinidade de opções de investimentos, atendendo a todos os perfis de investidor, tanto para aqueles que possuem uma característica mais arrojada - e dessa forma buscam produtos que tenham uma rentabilidade maior -, como para pessoas como o senhor, que querem gerar um ganho financeiro rentabilizando o capital financeiro, mas deseja fazer isso de forma moderada sem se expor muito à volatilidade do mercado. É importante saber que o risco é um elemento constante em nossas vidas, principalmente quando falamos em mercado financeiro, mas é plenamente possível fazer bons investimento moderando responsavelmente o risco - pelo que entendi na sua pergunta, é exatamente isso que deseja. A linha de produtos financeiros com risco baixo incluem os produtos de renda fixa, que atualmente estão rendendo muito pouco por causa da redução da taxa básica de juros da economia. Considerando o prazo que seu dinheiro ficará investido e o valor que dispõe, vou lhe sugerir dois caminho, o primeiro é a compra de uma Letra de Crédito, LCI/LCA, que guardam um bom grau de segurança e podem oferecer uma boa remuneração, inclusive pelo fato de não precisar pagar imposto de renda nesse tipo de investimento. É importante destacar que só deve aceitar a contratação se for ofertada uma remuneração acima do 100% do CDI. O segundo caminho são os fundos de investimento com característica de D30, que significa que o prazo de liquidação é de trinta dias. Quando decidir resgatar terá que dar a ordem 30 dias antes da data que deseja ter o dinheiro em mãos. Acredito não ser um problema, considerando que já sabe exatamente quando precisará do dinheiro. Esses fundos são interessantes se oferecerem uma rentabilidade a partir de 120% do CDI, o que tornará seu investimento bem rentável considerando a relação entre risco e retorno. É importante destacar, como disse no início, que os produtos de renda fixa possuem pouca rentabilidade, portanto, caso tenha uma pequena propensão ao risco, estude as opções de fundos multimercados e fundos imobiliários, mas faça apenas de tiver segurança da decisão.

Como fazer com que o salário que a gente ganha todo mês dê para pagar todas as contas? Anônimo

Olá Anônimo. Esse seu desejo é a necessidade da grande maioria dos brasileiros, que vive com o orçamento familiar deficitário por não conseguir equilibrar os gastos. As vezes nos acostumamos com um padrão de vida e se algo acontece e perdemos parte da renda mensal não conseguimos mudar nossos hábitos e reduzir esse padrão de vida para garantir o equilíbrio financeiro. Isso faz com que a conta mensal fique cada vez mais difícil de fechar. Para conseguir fugir dessa armadilha e ter atitudes positivas em relação ao seu controle financeiro, inicie fazendo um diagnóstico para identificar quanto gasta por mês, identificando cada centavo. Isso é possível fazendo anotações diárias de tudo que gasta e com o quê, montando uma lista dos principais gastos, como, por exemplo: alimentação, transporte, farmácia, padaria, lanche, energia, entre outros. Faça isso durante trinta dias e após esse período analise o resultado. Some todos os grupos e verifique para onde foi cada centavo do seu salário. Posso assegurar que fará descobertas incríveis, como a constatação de que tem algumas despesas que nem sabia que existiam, ou que gasta com algum item um valor muito superior ao que imaginava, além de identificar os itens que são supérfluos para sua rotina. Depois dessas constatações, é só começar adequar seu comportamento em relação ao consumo e ao seu orçamento doméstico. Isso trará uma boa economia e lhe conduzirá ao equilíbrio financeiro. Mas fique atento, pois essa estratégia só irá funcionar se, de fato, você estiver decidido a mudar de atitude. 

Tem dúvidas de finanças pessoais? Envia um e-mail pra gente: [email protected]