Como políticas sustentáveis podem transformar a vida das pessoas e das grandes cidades

Conheça startup baiana que visa reduzir quantidade de lixo nas cidades e apoia cooperativas de catadores

  • D
  • Da Redação

Publicado em 2 de junho de 2022 às 17:30

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

A busca por soluções que sejam benéficas para o meio ambiente e para a população, principalmente aquelas de baixa renda, tem se tornado cada vez mais comum.O debate sobre políticas sustentáveis e ações em prol do meio ambiente tem se tornado cada vez mais comum e necessário na nossa sociedade. Mas para quem acha que o tema se restringe em práticas voltadas apenas para o meio ambiente, ou para se tornar "amigo da natureza" está enganado.

O investimento nessas soluções e tornou, inclusive, o propósito do trabalho de uma startup que nasceu em Salvador e já está espalhada em estados da região sul e sudeste do país. 

A Solos, criada por Saville Alves e Gabriela Tiemy tem um objetivo que parece simples: desenvolver soluções pra reduzir a quantidade de lixo nas cidades. Mas quando a discussão sobre o tema é ampliada e passa pela prática, ainda são encontradas diversas barreiras que precisam ser superadas para, de fato, tornar o ambiente social mais conectado e consciente de pautas sustentáveis. Por isso o 51º episódio do O Que a Bahia Quer Saber discute sobre a importância de desenvolver políticas públicas voltadas para o meio ambiente e sustentabilidade, e como isso beneficia toda uma comunidade envolvida nesse processo.

A Solos busca impactar não só na questão ambiental, mas também na geração de emprego e renda para catadores e cooperativas que trabalham diretamente com o recolhimento de resíduos sólidos. Essa pauta sobre resíduos sólidos, aliás, ainda é pouco explicada para a sociedade, que ainda não entende quais os elementos que estão relacionados ao tema. A começar pela Política Nacional de Resíduos Sólidos, uma lei que aguardou dez anos para ser regulamentada e, finalmente, estar à disposição para que empresas passem a adotá-la.

Você também pode ouvir em outros aplicativos (veja abaixo)

O episódio do podcast recebe também André Fraga, que é engenheiro ambiental e vereador de Salvador. Ele detalha em quais elementos essa lei está baseada e o que significam as principais práticas relacionadas a ela: economia circular, logística reversa, responsabilidade compartilhada e o impacto social. Além disso, o engenheiro fala sobre suas perspectivas para Salvador e o estado da Bahia avançarem em pautas sustentáveis e na adoção dessa política de resíduos sólidos. Representando a Cooperaguary, uma cooperativa de catadores que fica no bairro de Periperi, no Subúrbio de Salvador, o catador Tico conta como ele enxerga a interferência dessas empresas na atuação dos catadores e de que forma eles são beneficiados, principalmente pela ideia da economia circular. Tico também explica porque as cooperativas são importantes para grandes cidades como Salvador. O episódio tem produção, narração e edição de Vinícius Harfush.

Toda semana, você tem no podcast O Que a Bahia Quer Saber uma matéria especial em formato de áudio. Um mergulho em algum tema de relevância para o estado. Você poderá acessar os episódios aqui mesmo no site do Correio* no seu aplicativo favorito de podcasts: no Spotify, no Deezer, no Anchor, no Google Podcasts ou no Apple Podcasts.

Você também pode ouvir nos aplicativos de sua preferência:

Spotify:

Para ouvir diretamente no Spotify, clique aqui.

Apple Podcasts:

Para ouvir diretamente no Apple Podcasts, clique aqui.

Castbox:

Deezer:

Para ouvir diretamente no Deezer, clique aqui.

Google Podcasts:

Para ouvir diretamente no Google Podcasts, clique aqui.

Outros aplicativos

Para ouvir no Stitcher, clique aqui.

Para ouvir no Pocket Casts, clique aqui.

Para ouvir no Breaker, clique aqui.

Para ouvir no Radio Public, clique aqui.

Mas... O que é "podcast"?

Podcast é um programa de áudio, igualzinho a um de rádio. A diferença é que você pode ouvir quando, como e onde quiser. Pode ser no celular, no computador ou na TV. Se quiser, você pode pausar, voltar, adiantar ou pular os trechos, se preferir.

Para ouvir, basta tocar no player acima. Ou, se preferir, basta clicar nos links para ouvi-lo no Spotify, no Deezer, no Apple Podcasts ou no Google Podcasts. Também é possível buscar os episódios diretamente nos aplicativos.

O Que a Bahia Quer Saber

O CORREIO produz podcasts desde 2017, quando iniciou o Bate-Pronto Podcast, sobre futebol baiano. Em 2020, lançamos o O Que a Bahia Quer Saber, podcast diário com notícias relevantes para o estado.

Em 2021, o O Que a Bahia Quer Saber volta com formato especial: a cada semana, o leitor (e ouvinte!) terá uma matéria especial, com o padrão do CORREIO de jornalismo, porém explorando toda a riqueza que o áudio pode trazer.