Como reduzir as despesas no home office?

tira-dúvidas finanças
13.07.2020, 05:00:00

Como reduzir as despesas no home office?


Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

Como reduzir as despesas no home office? A cada mês que passa, a gente vem gastando um pouco mais, principalmente com energia elétrica e internet... Elisa Oliveira

Olá Elisa. Que bela pergunta, bem atual e de uma coerência singular. De fato, o isolamento social forçou as empresas e trabalhadores a se reinventarem para continuar produzindo, e o principal caminho, já que não podemos ter aglomerações, foi a realização do trabalho em casa, o que conhecemos como home office. Uma solução prática que tem sido a salvação de muitos negócios, mas que produz alguns efeitos financeiros interessantes. As despesas com energia, limpeza, água, alimentação, são as primeiras a aparecerem no radar dos aumentos dos gastos, por razões obvias, estando mais tempo em casa, é natural que acenda mais as luzes, tome mais banhos, se alimente com mais frequência, enfim, é uma ação natural. Para tentar reduzir os gastos com esses itens, passe a observar com mais cuidado a forma como utiliza a iluminação da casa, por exemplo, apague as luzes dos ambientes vazios, monte a estação de trabalho em um local com boa iluminação, planeje bem as compras no supermercado, e nesse período, faça as compras de uma única vez, evitando ter que ir muitas vezes ao supermercado. Esses cuidados básicos, ajudarão a otimizar os gastos e não sofrer tanto com os repentinos aumentos.


Vale a pena fazer o saque antecipado do FGTS, Edísio? Marcelo Vasconcelos

Olá Marcelo. O saque do FGTS, instituído pela Medida Provisória 946/20, autoriza todo trabalhador que tem saldo em conta ativa ou inativa até o valor de R$ 1.045,00, com prazo de saque até dezembro/2020. É uma boa oportunidade para melhorar o caixa nesse momento delicado do nosso sistema econômico, contudo, recomendo a utilização de forma responsável. Se estiver com orçamento apertado e precisar de recurso para gastos essenciais, essa é uma boa oportunidade, utilize para manter as despesas essenciais da casa em ordem. Se não existir essa necessidade, o saque ainda assim é recomendado, mas nesse caso, não gaste desordenadamente o dinheiro que sacou, guarde, coloque na poupança ou em algum outro tipo de investimento, para que tenha uma reserva que poderá ser muito útil no futuro.


Tem dúvidas sobre finanças pessoais? Mande uma e-mail para carteiracorreio@redebahia.com.br

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas