Comunidade de Ilha de Maré passa a contar com horta comunitária

sustentabilidade
14.11.2019, 18:30:00
A horta servirá como espaço de convivência, troca de experiências, laboratório vivo, além de reforçar a alimentação saudável (Marcelo Gandra/Divulgação)

Comunidade de Ilha de Maré passa a contar com horta comunitária

O espaço está implantado na Escola Municipal da Ilha e resgata tradições e saberes ancestrais dos moradores da ilha

Localizada na Baía de Todos os Santos e pertencente ao município de Salvador, como um bairro, a ilha de Maré ganhou na tarde de ontem (13/11)  uma horta na escola municipal da localidade. A implantação do espaço integra o projeto municipal de implantar hortas e pomares em escolas públicas e em locais abandonados, onde exista a presença de lixões ou depósito irregular de entulho.

Para André Fraga, responsável pela Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (SECIS), a chegada do projeto em Ilha de Maré tem um impacto positivo na medida em que proporciona para o grupo escolar, pais e a comunidade em geral um espaço de integração, conexão com o verde e com uma alimentação mais saudável. “Aliado a isso, permite usar o espaço como um laboratório vivo para as práticas educacionais”, completa o secretário.

Atualmente, a Escola Municipal de Ilha de Maré atende a um público variado, com idades que vão dos 2 aos 20 anos, desde o ensino infantil, fundamental I e II e o ensino de jovens e adultos. 

Os estudantes puderam aprender técnicas de plantio, além das estratégias que possibilitarão manter o espaço saudável com a ajuda de Andre Fraga (Foto: Marcelo Gandra/Divulgação)


De acordo com o vice-diretor da escola, o professor Weldon Maia, a ideia de solicitar a a implantação da horta surgiu da própria necessidade de  valorizar ainda mais a identidade da comunidade escolar, que possui forte marca de ascendência negra e quilombola. “Através da realização de atividades interdisciplinares em sala de aula e, posteriormente, com o próprio cuidado e zelo da horta, nossa proposta é garantir a participação efetiva e assídua da comunidade escolar e local”, afirma.

Além de disponibilizar quiabos, alface, alecrim e outras tantas variedades de legumes, ervas e folhosos, a presença da horta na escola municipal de Ilha de Maré ajudou a estabelecer um vínculo com as tradições ancestrais dos moradores locais, afinal o cultivo possibilitou que as novas gerações pudessem estreitar os vínculos com os agricultores locais que ajudam os estudantes, partilhando seus conhecimentos sobre a qualidade da terra, as formas de adubar, o tempo certo para cada plantio, as técnicas para garantir a boa colheita, além de todas as estratégias que possibilitem que a comunidade possa, em bem pouco tempo, tirar proveito do crescimento das espécies vegetais. “Resgatamos o cultivo nativo e ainda buscamos elevar a autoestima dos agricultores locais, que vão ensinar aos mais jovens seu conhecimento ancestral na arte de cultivar o alimento”, pontua.

André Fraga salienta que até o final do ano, o projeto Hortas Urbanas, Escolares e Pomares da Secis implantará mais dez hortas, totalizando 53 equipamentos espalhados pela cidade e ilhas. “Hoje, estamos com 43 espaços cultivados, sendo 15 escolares e 28 urbanas. Desse conjunto, duas dessas – localizaads no Imbuí e Jardim das Margaridas -  tem acessibilidade para pessoas com deficiência, idosos e crianças”, finaliza.



Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/dancarino-morre-e-outras-duas-pessoas-ficam-feridas-em-ataque-de-faccao/
Três homens e uma mulher em um carro atiraram contra moradores em São João do Cabrito
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/jovem-se-finge-de-gato-e-mia-embaixo-da-cama-para-nao-ser-achado-por-policiais/
Ele é suspeito de ter participado de um latrocínio em Fortaleza
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/do-cordel-a-escultura-leitores-fazem-homenagens-para-correio/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/homem-deixa-delegacia-e-volta-atacar-publico-lgbt-na-porta-de-unidade/
Na madrugada, Edson Macedo invadiu bar Caras e Bocas, destruiu local e agrediu clientes e artistas
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/triste-sina-da-mulher-ketchup-8-anos-depois-erenildes-aguiar-enfrenta-depressao/
Sem a fama de antes, arrependida e com doença severa, Erenildes vive de remédios e trancada dentro de casa
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/apos-55-anos-igreja-mae-de-salvador-ganha-altar-definitivo-com-reliquia-de-santa-dulce/
Entronização do altar foi feita por Dom Murilo na Catedral Basílica, no Terreiro de Jesus
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/daniela-mercury-lanca-o-clipe-de-rainha-da-balburdia-assista/
Lançamento seria dia 2 de dezembro, mas foi antecipado pela cantora
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/marcelo-jeneci-apresenta-novo-album-em-salvador/
Em Guaia, cantor paulista homenageia bairro em que cresceu
Ler Mais