Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Confira a lista com os baianos que vão participar do governo de transição

Último nome anunciado foi de Leone Andrade, do Senai Cimatec

  • D
  • Da Redação

Publicado em 17 de novembro de 2022 às 09:32

. Crédito: Divulgação

A lista do grupo de transição do governo Luiz Inácio Lula da Silva cresce a cada dia, com presença forte da Bahia. Até o momento, já foram anunciados os nomes de 13 baianos ou que têm ligação com o estado, de diversas áreas, que vão contribuir para a construção das bases da nova gestão.

O último nome anunciado foi Leone Andrade, diretor de Tecnologia e Inovação do Senai Cimatec. Ele também é reitor do Centro Universitário da Instituição. Leone vai integrar a pasta de Ciência, Tecnologia e Inovação. O grupo de Comunicação Social terá a presença no jornalista Flávio Gonçalves, diretor-geral do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb). Gonçalves é capixaba, está desde 2016 no comando do Irdeb. 

Desenvolvimento Agrário terá presença de Célia Hissae Watanabe, educadora, mestre em gestão de políticas públicas e vinculada à Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural, e de Elisângela Araújo, coordenadora da Formação e Educação Profissional da Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar - CONTRAF-Brasil/CUT e do Fórum Baiano da Agricultura Familiar.

No Desenvolvimento Regional, foi nomeado Jonas Paulo Neres, ex-coordenador-executivo do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do estado da Bahia, ex-presidente do PT no estado e coordenador executivo da campanha de Lula na Bahia. Nas Minas e Energia, a transição contará com Deyvid Bacelar, coordenador geral da Federação Única dos Petroleiros, e o grupo de  Transparência, Integridade e Controle terá a presença de Ailton Cardozo, advogado e Procurador do Estado na Procuradoria Geral do Estado da Bahia. 

A cantora Margareth Menezes e o ex-ministro da Cultura Juca Ferreira foram anunciados como integrantes do núcleo de Cultura no governo de transição. 

Já o ex-reitor da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), o professor Paulo Gabriel Nacif vai participar do grupo de Educação. Paulo também já chefiou a a Secretaria de Alfabetização, Educação Continuada, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação (MEC).

O jornalista e pesquisador de políticas de direitos humanos Yuri Silva, ativista do movimento negro, foi convidado a participar da coordenação do grupo de trabalho sobre Igualdade Racial. 

Também foram anunciados o deputado Antônio Brito (PSD), para o conselho político, o economista Rafael Lucchesi, para o grupo da indústria e comércio, e a musicista Preta Ferreira, também na igualdade racial.

Confira a lista completa dos baianos que vão participar do governo de transição

- Leone Andrade: Ciência, Tecnologia e Inovação - Célia Hissae Watanabe: no Desenvolvimento Agrário - Elisângela Araújo: Desenvolvimento Agrário - Jonas Paulo Neres: Desenvolvimento Regional - Deyvid Bacelar: Minas e Energia - Ailton Cardozo: Transparência, Integridade e Controle - Margareth Menezes: Cultura  - Juca Ferreira: Cultura  - Paulo Gabriel Nacif: Educação - Yuri Silva: Igualdade Racial - Antônio Brito: Conselho Político - Rafael Lucchesi: Indústria e Comércio - Preta Ferreira: Igualdade Racial