Confira cinco aplicativos que vão ajudar a organizar sua rotina no trabalho

Ferramentas são aliadas na gestão do tempo, comunicação com equipes e também na avaliação de desempenho e produtividade

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  • Priscila Natividade

Publicado em 24 de setembro de 2018 às 06:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Ilustração: Morgana Miranda/ CORREIO

Gerenciar o tempo e organizar as tarefas no trabalho é um desafio para qualquer profissional, diante de tantos prazos e demandas. Na hora de administrar melhor a gestão do que é prioridade, acredite: o segredo está na palma da mão. Pelo menos, cinco aplicativos são recomendados por especialistas em carreira como aliados na organização do dia a dia e na comunicação com as equipes. 

Desde o mais popular como o Evernote, até os mais completos como o Slack (veja a lista completa abaixo), os aplicativos acabam ampliando a capacidade de memória do profissional, como destaca o gerente da Page Personnel, Consultoria Global de Recrutamento, Renato Trindade. “Um profissional que sabe cuidar do planejamento das tarefas recebe um grau de importância diferenciado na estrutura de trabalho, pois se torna uma referência para colegas e gestores”.

Ainda de acordo com Trindade, ao priorizar as tarefas do dia, a dica é pensar na atividade de maior impacto - tanto aos olhos do cliente, quanto da equipe e do gestor. “Após essa rápida análise, comece a trabalhar. Acredito que é sempre importante se posicionar de forma rápida e eficiente a favor do que está em foco”, aconselha. 

Para o diretor da Consultoria BTS e especialista em gestão e liderança, Renato Grinberg, o uso destas tecnologias evita ainda o risco de ‘deixar para depois’. “Na verdade a maioria das pessoas tem uma tendência a procrastinar a execução de tarefas do dia-a-dia. Portanto, a tecnologia pode ajudá-lo com a criação de regras que estimulam esta organização”.

Deixar os post-its e as listas de papel espalhadas sobre a mesa de lado, gerenciando tudo isso em um só lugar tem mais um ponto positivo: “O ganho de tempo e eficiência no trabalho permite um maior rendimento do profissional dentro do ambiente de trabalho. Isso melhora as relações pessoais e também pode ser um incentivo para o crescimento da carreira”.  

ROTINA MAIS ORGANIZADA

1. Evernote  Com este recurso, é possível reunir todas as suas informações (textos, anotações, fotos, vídeos e áudios) em um só lugar, transformando tudo em um grande banco de dados pessoal. Elas são sincronizadas e podem ser acessadas de qualquer lugar.  Android, iPhone (iOS) e Windows Phone

2. Slack  A ferramenta organiza informações e é mais um aliado para integrar equipes. A plataforma de comunicação interna tem entre as funcionalidades além de chats, coinversas de vídeo e agilidade no compratilhamento dos mais diversos tipos de arquivo (disponível para os sistemas iOS e Android). 

3. Trello  A partr da criação de “cards”, o Trello permite que você organize suas tarefas, inclusive, gerenciando trabalhos em equipe. Nos cartões é possível adicionar membros, etiquetas, checklist, data de entrega e anexos de fotos, links e vídeos (disponível para os sistemas iOS e Android).

4. Wunderlist  O app cria  listas detalhadas e específicas. Em cada nota, o usuário pode estabelecer um tempo para a finalização das tarefas e definir um alerta para ser disparado quando se aproximar da data máxima para a entrega deste trabalho (disponível para os sistemas Android, iOS e Windows Phone).

5. Neotriad  Com o Neotriad dá para enumerar todas as pendências do dia e calcular um tempo apropriado para a execução de cada uma. O software também ajuda a acompanhar o desempenho de todos os colaboradores que estão sob sua liderança (disponível para os sistemas iOS e Android).