'Conquista continuará crescendo', diz prefeito reeleito Herzem Gusmão

Candidato do MDB venceu 'de virada' sobre o PT, assim como ocorreu em Feira

  • Foto do(a) author(a) Vinicius Nascimento
  • Vinicius Nascimento

Publicado em 29 de novembro de 2020 às 19:55

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Atual prefeito de Vitória da Conquista, Hérzem Gusmão (MDB) vai governar a maior cidade do sudoeste baiano pelos próximos quatro anos. Ele foi reeleito neste domingo (29). A vitória foi garantida na reta final da apuração, numa que prometia ser acirrada contra Zé Raimundo (PT), ex-prefeito da cidade.

Faltando menos de 5% das urnas a serem apuradas, Herzem tinha 95.720 votos (54,28%), contra 80.636 do petista (45,72% da preferência). 

Será o segundo mandato consecutivo do jornalista de 72 anos na prefeitura de Conquista. A vitória nas urnas, desta vez, teve sabor especial: Herzem foi derrotado no primeiro turno por uma pequena vantagem perante seu adversário petista, que teve 47,63% contra 45,89% do, agora, prefeito eleito de Conquista. 

Por conta desse acirramento nos votos do primeiro turno, a grande vantagem do emedebista no confronto direto é apontada como surpresa.

"Com as bênçãos e os votos de vocês, Vitória da Conquista continuará crescendo! Muito obrigado a cada um de vocês, pela campanha limpa, pelo apoio, pelas orações. Vamos seguir retribuindo com o nosso trabalho", escreveu o prefeito eleito em suas redes sociais.

Nascido no dia 2 de junho de 1948, Herzem Gusmão iniciou a carreira trabalhando em uma rádio, aos 20 anos. O prefeito reeleito em Conquista é formado em Direito e pós-graduado em Comunicação e Jornalismo pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Em 2014, foi eleito deputado estadual suplente. Um ano depois, assumiu o mandato onde ficou por 15 meses.

A saída da Assembleia Legislativa foi para assumir o cargo de Prefeito em sua cidade Natal em 2016, quando venceu o próprio Zé Raimundo, também no segundo turno, com 57,68% dos votos válidos em Conquista, o equivalente a 166.223 votos.

Gusmão agradece Após o resultado o prefeito reeleito agradeceu aos votos dos conquistenses. 

Veja mensagem transmitida pelo prefeito eleito nas redes sociais 

Prefeito de Salvador comemora Prefeito de Salvador, ACM Neto se envolveu diretamente nas campanhas de Herzem e também de Colbert Martins, eleito em Feira em condições semelhantes, e comemorou as viradas.

"As vitórias de Herzem, em Conquista, e de Colbert, em Feira, são simbólicas e confirmam que novos ventos começam a soprar em nosso estado. Ventos que mostram que os baianos estão preparados para construir um futuro ainda muito melhor", escreveu Neto no Twitter.