Conselho da Nissan se reúne nesta segunda-feira para escolher novo presidente

mundo
17.12.2018, 08:06:07
Atualizado: 17.12.2018, 08:17:07

Conselho da Nissan se reúne nesta segunda-feira para escolher novo presidente

Novo presidente do Conselho da Nissan deve ser escolhido entre os atuais membros do órgão

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

O Conselho de Administração da Nissan se reunirá nesta segunda-feira, 17, para escolher o substituto de Carlos Ghosn, que foi destituído da presidência do colegiado após ser preso por supostas irregularidades financeiras. O executivo brasileiro está detido em Tóquio desde 19 de novembro. 

O novo presidente do Conselho da Nissan deve ser escolhido entre os atuais membros do órgão, mas não se sabe se a decisão será anunciada ainda nesta segunda-feira. A Nissan possui nove conselheiros, incluindo Ghosn e o americano Greg Kelly, que também está preso sob as mesmas acusações. 

Um dos principais cotados para assumir o cargo é o presidente executivo da montadora, Hiroto Saikawa, que foi pessoalmente escolhido por Ghosn para substituí-lo. Ele denunciou Ghosn e Kelly como "mentores" do esquema que levou o brasileiro e Kelly à prisão. 

Ambos foram formalmente acusados na semana passada por ocultação de cerca de 5 bilhões de ienes (US$ 44 milhões) do salário de Ghosn entre 2011 e 2015. 

A reunião desta segunda-feira ocorre em meio aos desdobramentos do escândalo que ameaça a aliança de duas décadas da montadora japonesa com a francesa Renault. A Renault manteve Ghosn como presidente e presidente do conselho, argumentando que a investigação não encontrou irregularidades.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas