Consignado: Saiba mais sobre a nova linha com garantia do FGTS

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

  • Foto do(a) author(a) Edisio Freire
  • Edisio Freire

Publicado em 8 de outubro de 2018 às 06:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Vi que lançaram recentemente uma linha de crédito consignado, a partir do FGTS. Como funciona? Vale mesmo a pena? Daniel Oliveira

Olá Daniel. Já faz algum tempo que esse projeto vem tramitando e agora foi anunciado como uma alternativa para quem precisa tomar um crédito, mas está sem margem. A opção consiste essencialmente em oferecer em garantia parte do valor do FGTS para a aquisição de um empréstimo com juros, teoricamente, menores que os de mercado. Digo teoricamente porque pelas opções apresentadas inicialmente não é bem isso que vai acontecer. Portanto, se precisar usar essa linha de crédito, tome muito cuidado, pesquise antes e se informe sobre as taxas de juros e demais condições de contratação. Não se preocupe que não vai haver saque do seu FGTS, caso use o crédito, ele apenas será apresentado como garantia, sendo tomado pelo banco apenas em caso de demissão, ou de não pagamento da dívida.

Vale a pena antecipar o 13º no banco para quitar uma dívida e tentar fugir dos juros? Anônimo

Olá Anônimo. O 13º salário é um direito do trabalhador, e não por acaso acontece normalmente no final do ano. É uma forma de dar um fôlego financeiro para que o consumidor possa realizar as despesas de final de ano, mas também é uma forma de colocar mais dinheiro em circulação e aquecer a economia. O ideal é que você utilize o abono de final de ano para fazer compras, montar uma boa ceia de natal e investir para consumo futuro, contudo, se possui dívidas, antecipar o 13º salário será uma boa opção se o custo de sua dívida for superior aos juros de antecipação que você irá pagar. Caso contrário, é melhor tentar renegociar a dívida e manter o recebimento do 13º salário para o final do ano mesmo.

Como investir com pouco dinheiro? É possível, Edísio? Paulo Pereira

Olá Paulo. Com a diversificação de produtos financeiros que existem no mercado, o mais importante na hora de começar a investir é a decisão de seguir esse caminho. O que não vai faltar são produtos financeiros que se encaixem nas condições dos investidores. É lógico que quanto mais dinheiro tiver, melhores serão os produtos oferecidos, mas para aqueles que têm pouco dinheiro e quer iniciar um bom plano de investimento, tem opção sim. O Tesouro Direto é uma boa opção que reúne, rentabilidade e segurança. Optando pelos Títulos Públicos é possível começar a investir a partir de R$ 30,00, portanto, se a desculpa era o valor inicial, está ai uma boa dica para começar a mudar o seu futuro financeiro.