Consumidor poderá bloquear ligações de telemarketing; veja como

Medida vale para chamadas provenientes das principais empresas de telecomunicações

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  • Da Redação

Publicado em 5 de julho de 2019 às 16:10

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Reprodução/Shutterstock

Um dos maiores sonhos dos consumidores brasileiros está prestes a se realizar. Até o dia 16, as principais empresas de telecomunicação deverão lançar uma lista de consumidores que não desejam receber chamadas de telemarketing que oferecem serviços de telefonia, TV por assinatura e internet.

Na determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), também fica exposto que os consumidores também deverão ter fácil acesso à esta lista. Assim, tendo o direito de bloquar, quando desejar as ligações indesejadas. 

A medida vale para as empresas Algar, Claro/Net, Nextel, Oi, Sercomtel, Sky, TIM e Vivo. Caberá às empresas divulgar o meio pelo qual as pessoas deverão solicitar o bloqueio de seu número. 

O consumidor que tiver seu número nessa lista deixará de receber ligações de telemarketing apenas das empresas Algar, Claro/Net, Nextel, Oi, Sercomtel, Sky, TIM e Vivo.

Robôs na mira A lista nacional bloqueia também as ligações realizadas por robôs. Com o telemarketing automatizado, as operadoras passaram a usar um discador que recebe uma lista de telefones para fazer as ligações. Após isso, as chamadas passadas para atendentes ou o consumidor ouve uma gravação ao atender.

Casos de ligações mudas ou que caem ao atender costumam ocorrer por falhas no sistema ou porque não há atendentes para o robô passar a ligação. Esse sistema também faz com que as ligações sejam repetidas para o mesmo consumidor no decorrer do dia.