Coronavírus: 'golpe da vigilância sanitária' é fake; entenda

salvador
19.03.2020, 22:05:32
Atualizado: 19.03.2020, 22:12:45
(Reprodução/Whatsapp)

Coronavírus: 'golpe da vigilância sanitária' é fake; entenda

Mensagem relata que bandidos fizeram um arrastão em um prédio no Horto Florestal após afirmarem trabalhar na Prefeitura

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

O novo coronavírus (Covid-19) virou tema de áudio fake no Whatsapp. Uma gravação alertando para um novo tipo de golpe em Salvador circula no aplicativo nesta quinta (19). Na mensagem, uma mulher relata que bandidos fizeram um arrastão em um prédio no Horto Florestal após afirmarem trabalhar na Prefeitura .

De acordo com a autora da gravação, a quadrilha usa um uniforme da Prefeitura e avisa para o porteiro que deve fazer uma vistoria de prevenção ao coronavírus no edifício. Ao adentrarem o local, se inicia o roubo dos apartamentos.

Ao fim da mensagem de voz, a mulher diz que os síndicos dos prédios de Salvador precisam ser avisados sobre o novo golpe. Também circula no Whatsapp uma imagem de uma suposta câmera de segurança que teria mostrado a atuação dos bandidos.

Uma mensagem parecida circula em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais. Ao jornal mineiro O Tempo, a Polícia Militar afirma que o aúdio e a imagem são falsos. “No que tange aos vídeos, áudios e prints de conversas que têm circulado em mídias sociais narrando furtos e roubos cometidos por pessoas simulando ser agentes da área de saúde, utilizando, inclusive, vestimentas brancas, a Polícia Militar esclarece que são falsos. Não foi registrado nenhum fato semelhante em nosso Estado", esclareceu. 

*O CORREIO entende a preocupação diante da pandemia do novo coronavírus e que a necessidade de informação profissional nesse momento é vital para ajudar a população. Por isso, desde o dia 16 de março, decidimos abrir o conteúdo das reportagens relacionadas à pandemia também para não assinantes. O CORREIO está fazendo um serviço de excelência para te manter a par de todos os últimos acontecimentos com notícias bem apuradas da Bahia, Brasil e Mundo. Colabore para que isso continue sendo feito da melhor forma possível. Assine o jornal.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas