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Flavia Azevedo
Publicado em 13 de março de 2020 às 06:00
- Atualizado há um ano
Processo e resultado, tudo importa. Ninguém sai igual da experiência de se encontrar com a imagem do próprio corpo nu. Em papel, impressa, emoldurada, exposta. Essa foi a experiência de mulheres (in)comuns, acima dos 40. Para elas, o momento em que nossos corpos "perdem valor" social, ganhou outro tom. Nanda Leturiondo A fotógrafa é Nanda Leturiondo. Artista visual, graduada em pedagogia e especialista em linguagem e literatura, há mais de 15 anos, trabalha com arte, comunicação e cultura. São delas as fotos que ilustram esta página e, junto com muitas outras, estão expostas no Instituto Cervantes, até o próximo dia 31. Sou Um Corpo No Tempo é o nome da exposição que traz a nudez de mulheres acima dos 40. É lindo. Vem ver.Entrevista Nanda LeturiondoQuanta - De onde surgiu esse projeto?Nanda - De um interesse permanente por registros, por biografias, pelo gosto de criar narrativas, de contar o que o olho vê. Também do desejo de provocar mesmo a atenção, os olhares para a beleza que se revela na passagem do tempo num corpo feminino.Q - Como é a sua própria relação com a passagem do tempo?N - A passagem do tempo, pra mim, tem sido interessante porque a medida em que me sinto desafiada pelas mudanças, também há uma redescoberta desse corpo que é naturalmente transitório e belo justamente por isso.Q - Por que apenas mulheres?N - Primeiro porque acredito que as mulheres são de modo inevitável e fortemente perpassadas por questões do corpo, sempre. Segundo, porque este tema do corpo maduro, neste momento, me interpela. Após os 40 anos são muitas as mudanças. Lidar com a passagem do tempo numa sociedade marcada por uma estética que privilegia, valoriza e legitima como belo e desejável o corpo jovem e que tende a invisibilizar corpos maduros, é uma questão. Confrontar essa ideia significa um rompimento que me interessa muito, é romper com imposições que nos aprisionam, nos cerceiam e de certo modo tentam nos apagar. Nanã Dias (fotos: Nanda Leturiondo) "Sou um corpo muito mais inteiro e festeiro depois da experiência de participar desse trabalho. Pra mim, é sobre coragem. De arriscar e ser, do jeito que der e vier, nossa inteireza num tempo outro. Depois desse encontro, a gente segue diferente. Uma reviravolta sem roteiro, que acontece pelas vias do que ainda não dava pra ser dito e que, talvez o encontro olhar-lente-corpo-mulheres-naturezas, desnude. Logo no início não dá pra saber muito bem o quê. Mas o tempo é rei e vai revelando, como as coisas sagradas acontecem. As nossas transformações-mulheres também são. E seguem reverberando, abrindo caminhos, brechas, intensidades, reencontro, descobertas, potências-criações."Nãna Dias, psicóloga, 48 Luciene Souza "Em tempos de retoques e harmonizações faciais, reconhecer que sou um corpo no tempo e que, como tal, não preciso sucumbir ao padrão de “beleza” dessa nossa sociedade é libertador. Ser vista pelas lentes de outra mulher também é significativo, especialmente quando o olhar vem sem julgamentos, sem críticas, incentivando e mostrando que há beleza em nossas diferenças, aliás, que a beleza se encontra exatamente, nelas. Sou grata pela oportunidade de ser eu, sem make, sem fotoshop, sem tentativas equivocadas de parecer aquilo que não sou. Sigo acreditando que o tempo é um senhor sábio e que a gente tem namorado de um jeito que me faz muito bem."
Luciene Souza, professora e contadora de histórias, 46 Miriam Venâncio "Para mim, foi importante ver o quanto estou confortável com meu corpo alegre, brincante e vivido. Foi como celebrar a história contida nele, todas as experiências vividas, filhos, amores, marcas... sou muito grata a Nanda por oferecer esse "se carinhar", a mim e às outras mulheres que participam da mostra, que revela a beleza do que somos!"
Miriam, psicóloga, 55FICHA DA EXPOSIÇÃO SOU UM CORPO NO TEMPOLOCAL: Instituto Cervantes – Av. Sete de setembro, 2792, Ladeira da BarraHORÁRIO: segunda a sexta das 9h às 19h / sábados das 9h às 16hENTRADA: GratuitaDATA: até 31/3INFORMAÇÕES: [email protected]