Assine

CORREIO é campeão mundial no WhatsApp


 

Projeto do CORREIO é eleito o melhor do mundo em um dos principais prêmios internacionais de jornalismo

  • Da Redação

Publicado em 23/05/2017 às 22:08:00
Atualizado em 17/04/2023 às 03:30:08

CORREIO é bicampeão do INMA. Troféu conquistado pelo CORREIO em 2016 (Foto: Arisson Marinho/Arquivo CORREIO)O CORREIO ganhou, nesta terça-feira (23), o INMA Global Media Awards, um dos principais prêmios de jornalismo do mundo. O jornal foi eleito o melhor do mundo na categoria "Melhor uso do Mobile", pelo seu projeto de grupos segmentados de WhatsApp - uma metodologia criada pelo CORREIO e que vem sendo usada pelo jornal desde o ano passado. O troféu foi entregue esta noite, em cerimônia realizada no Harvard Club, em Nova York, ao final do Congresso Mundial da INMA (Associação Internacional de Meios de Notícia, pela sigla em inglês). O CORREIO e o Zero Hora (RS) foram os únicos jornais brasileiros a conquistar o prêmio.Na iniciativa, o jornal reúne em um grupo de WhatsApp leitores interessados em temas específicos. O primeiro e que serviu de base para a inscrição no prêmio foi realizado com torcedores do Bahia, no ano passado. O Esporte Clube Bahia apoiou a ação.(Foto: Reprodução/Instagram)CORREIO é o administrador do grupo"A grande inovação está em colocar o CORREIO como mais um membro da conversa. Porém, um membro que tem credibilidade e que é referência. Isso gera enorme valor para quem está ali", explica o editor de Inovação do CORREIO, Juan Torres. "Hoje, os jornais não são mais os únicos produtores e disseminadores de informação -- qualquer pessoa é capaz disso. Mas isso também faz com que nunca saibamos ao certo se informações que recebemos em aplicativos e redes sociais são confiáveis ou não. Nesse contexto, os veículos de comunicação ganham enorme importância. E, com nosso projeto, podemos participar diretamente nas rodas de conversa dos leitores".Pela vinculação à credibilidade e à inovação, a iniciativa tem também grande valor para os parceiros, explica o gerente de Marketing do CORREIO, Fábio Góis. "A segmentação dos grupos em torno de determinados temas é muito interessante porque reúne leitores muito antenados naquele assunto específico, tornando o espaço numa excelente oportunidade para patrocinadores que queiram chegar à palma da mão desse público, vinculando sua marca a inovação e informação de qualidade", destaca.Coordenador de Relacionamento do Esporte Clube Bahia, Leonardo Moradillo afirma que a inovadora iniciativa do jornal Correio “abriu portas para estreitar as relações entre clube e torcida”. “O projeto trouxe a oportunidade de aproximar sócios e torcedores para discutir e pensar sobre o Bahia. O ambiente promovido pela parceria foi excelente e resultou na troca de informações estratégicas e importantes para o time”, ressaltou.Resenha CORREIO, o grupo do BahiaTelas do grupo de WhatsApp criado com torcedores do BahiaChamado de "Resenha CORREIO", o projeto-piloto convocou torcedores pelo site. Os primeiros inscritos, então, foram adicionados ao grupo, que ficou ativo durante toda uma partida, com os usuários trocando informações e conversando sobre o jogo. Após essa primeira experiência, o clube entrou em contato e novos grupos foram criados, desta vez com sorteio de brindes aos usuários. A iniciativa foi muito comemorada pelos torcedores que participaram, que foram até convidados para um café da manhã na redação, onde puderam bater papo com os jornalistas.Outros prêmiosO projeto dos grupos segmentados de WhatsApp do CORREIO já havia recebido destaque como uma das 12 iniciativas mais inovadoras do mundo, em um estudo da Global Editors Network (Rede Global de Editores), ao lado de veículos como New York Times, BBC e The Wall Street Journal. Além disso, a iniciativa também tinha ganhado destaque em veículos que cobrem inovação em jornalismo no mundo, como o journalism.co.uk, do Reino Unido.Este é o segundo ano consecutivo que o CORREIO ganha o INMA Global Media Awards. No ano passado, venceu com o especial “O Silêncio das Inocentes” e ficou em 2º lugar com o “Afro Fashion Day”. No ano anterior, foi finalista com a campanha "Toda informação deve ser compartilhada".PRIMEIROS LUGARES2016 - Especial O Silêncio das Inocentes2012 - Projeto Tweetdoor2009 - Projeto da reforma gráfica e editorial

SEGUNDOS LUGARES2016 - Afro Fashion Day2012 - Projeto Jornalismo de FuturoTERCEIROS LUGARES2015 - Campanha "Toda informação deve ser compartilhada"2012 - Projeto Onde Está meu Trio