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Hilza Cordeiro
Publicado em 28 de novembro de 2019 às 23:59
- Atualizado há 2 anos
Foi dada a largada! As etiquetas vermelhas com promoções estão por todos os lados nesta sexta-feira (29). A Black Friday começou no país e tem gente que esperou para comprar desde geladeira até estoque de farinha de trigo. Dona de uma fábrica de bolos, a empresária Louise Cerqueira, 35, aguardou por esse momento e pretende garantir logo cedo os ingredientes para as suas encomendas de final de ano.“Tenho um cadastro em um atacadão e recebi um comunicado de ofertas. Sempre faço compra lá, então sei mais ou menos o preço de cada coisa e vou comparar para ver o que é mesmo promoção ou não”, conta ela, que comanda a Bolos Caseiros da Loi, na Av. Vasco da Gama. A boleira Louise Cerqueira vai fazer estoque de farinha de trigo para as encomendas de Natal (Foto: Mauro Akin Nassor/CORREIO) A empresária já se preparou deixando os limites dos cartões disponíveis para poder fazer uma compra grande de farinha de trigo, açúcar, ovos e óleo, materiais usados na fabricação dos produtos. A aquisição é estratégica para o Natal, já que na loja dela a demanda por bolos dobra nessa data comemorativa. “E ainda vamos aproveitar para comprar os presentes”, diz.>
Mais famosa entre quem busca comprar eletrodomésticos e eletrônicos, a Black Friday também foi esperada pelo técnico de qualidade Murilo Carneiro, 24, que quer pesquisar em lojas físicas e online os valores de uma geladeira inox para modernizar a cozinha de casa. “Ainda não olhei os preços, minha mãe jogou essa bomba para mim”, brinca.>
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Enquanto muita gente se segurava até, de fato, chegar esta sexta, as compras cresceram 24% no comércio online só nas 12 primeiras horas da pré-Black Friday, desta quinta (28), segundo estimativa da Ebit/Nielsen, empresa que acompanha a evolução do varejo eletrônico em 25 mil lojas virtuais. >
Em 2018, nesse mesmo dia e intervalo de horas, o faturamento foi de R$ 119,7 milhões. Este ano, o número saltou para R$ 149 milhões. Também nas primeiras, horas o tíquete médio registrado foi de R$ 483, um aumento de 12% com relação ao mesmo período do ano passado, que foi de R$ 432. No recorte regional de volume de vendas, o Nordeste apareceu em 3º lugar, com 10% das compras, atrás do Sudeste (66%) e Sul (15%).>
“Importante lembrar que, em 2018, a Black Friday aconteceu em uma semana anterior da qual está ocorrendo este ano, acompanhada de um feriado optativo (Dia da Consciência Negra) no esquenta da data”, lembra a líder da Ebit/Nielsen, Ana Szasz. Segundo ela, na edição de 2019, com uma semana à frente, sem feriado, mais próxima do Natal e, ainda, com o dinheiro da primeira parcela do 13º no bolso, o brasileiro vai poder aproveitar mais as oportunidades.>
Conforme a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), a expectativa para as vendas online é de faturamento de R$ 3,45 bilhões na Black Friday. A entidade diz que esse montante é 18% maior que o movimentado na mesma data no ano passado. A ABComm indica que os produtos mais procurados são de celulares, eletrônicos, moda e acessórios, casa e decoração, respectivamente. Para a associação, a previsão média de gastos é de R$ 340.>
A expectativa é positiva para a Black Friday deste ano, que ocorre nesta sexta-feira. Segundo projeção da Fecomércio-BA, as vendas dos setores mais ligados a data devem crescer 3% contra igual período do ano passado. Os destaques serão os setores de eletrodoméstico, eletrônicos, além dos produtos de cosmético e perfumarias.>
“É um bom momento para o varejo, algo que não se via há alguns anos. E o melhor, a tendência não é de curto prazo. Estamos confiantes de que o varejista deve ver dados positivos de vendas daqui pra frente”, afirma o consultor econômico da Fecomércio-BA, Guilherme Dietze.>
Consulta grátis Com todo esse apelo para a data, até o Serasa resolveu aderir e liberar o acesso ao serviço de consulta de CPF e CNPJ. Desta sexta até domingo (1º), a ferramenta Você Consulta poderá ser usada gratuitamente por quem quiser para checar se uma pessoa ou empresa tem alguma pendência ou dívida. Normalmente, uma consulta do tipo custa R$ 35. O preço volta ao normal na segunda (2). A Serasa fez ação similar na Black Friday do ano passado, mas com duração de apenas 24 horas.>
Os dados oferecidos no relatório do Você Consulta são mais amplos do que o da consulta grátis que a Serasa oferece de maneira normal. A modalidade paga permite que você acesse histórico de terceiros para ficar ciente de pendências comerciais, anotações negativas, ações judiciais, participações em falências, protestos e registros de cheque sem fundo, além da situação junto à Receita Federal.>
Várias queixas Com tantas ofertas tentadoras pela frente, o alerta é o mesmo de sempre: fique atento para não cair em ciladas. O site Reclame Aqui, que recolhe denúncias de reclamações contra empresas, espera um aumento na média de queixas no site por conta do evento. A novidade é que, nesta edição, eles estão disponibilizando a opção de denúncia através do aplicativo WhatsApp. Segundo a plataforma, cerca de 30 mil reclamações são registradas por dia. O contato para envio de denúncias é o (11) 97062-2753.>
Em 2013, quando o Reclame Aqui começou a monitorar o movimento da Black Friday, o total de queixas foi de 8,5 mil em 24 horas de promoções e, segundo o site, o momento revelou que o comércio online não estava preparado para atender a demanda da data. Em 2018, as reclamações chegaram a 5,6 mil. Entre as empresas mais reclamadas está a Americanas, seguida da Casas Bahia e Netshoes.>
Fiscalização Devido aos golpes, a Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-BA) intensificará a fiscalização em shoppings e comércios de rua neste dia para verificar situações como: aumento de preço dos produtos antes do evento, para, posteriormente, baixá-los na data; falta de informação; descumprimeto de ofertas; e produtos sem preço. O órgão faz monitoramentos desde o início de novembro e a operação já passou por 114 estabelecimentos. Destes, oito foram autuados.>
O órgão alerta os consumidores para ficarem atentos a algumas dicas como: verificar o CNPJ e endereço físico da loja no site, caso a compra seja efetuada pela internet; exigir sempre o comprovante de compra como cupom, nota fiscal e contrato; requisitar ao fornecedor que estipule a data de entrega do produto. >
Suspeita de que foi enganado? Denuncie.“A denúncia não precisa de provas. Se o consumidor apresentar as provas, elas vão facilitar o trabalho do órgão. Para o Procon, basta que a pessoa suspeite e apresente essa dúvida, que nós vamos verificar se ela é aceitável ou não”, explica o Iratan Vilas Boas, diretor de fiscalização da superintendência.Caso desconfiem das ofertas, os consumidores podem denunciar através do aplicativo Procon BA Mobile, pelo e-mail ([email protected]) ou presencialmente no posto central do órgão, na Rua Carlos Gomes, no Dois de Julho. >
Os consumidores soteropolitanos que observarem fraudes nas promoções ou se sentirem lesados por práticas abusivas dos fornecedores, ainda têm a opção de denunciar na instância municipal através da Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon), através do aplicativo gratuito Codecon Mobile ou no Fala Salvador, pelo número 156. Podem, também, ir à Codecon na Rua Chile, n° 3, das 8h às 17h.>
Funcionamento dos Shoppings>
Shopping Barra - Das 08 às 23h>
Shopping Cajazeiras - Das 9h às 21h>
Salvador Norte Shopping - Das 8h às 23h>
Salvador Shopping - Das 8h às 23h>
Shopping Itaigara - Das 9h às 21h>
Shopping Paseo Itaigara - Das 9h às 21h>
Shopping Center Lapa - Das 7h às 21h>
Shopping Paralela - Das 6h à meia-noite>
Shopping Bela Vista - Lojas âncora, das 7h à meia-noite; e Lojas Americanas, 24h>
Shopping da Bahia - Americanas, Casas Bahia, Magazine Luiza, Pão de Açúcar (das 6h às 23h); âncoras e megalojas (das 7h às 23h); demais lojas (das 8h às 23h)>
Shopping Piedade - Das 7h às 21h>
Outlet Premium Salvador - Das 8h às 22h>
Boulevard Shopping Camaçari - Americanas (das 7h às 23h), lojas C&A, Le Biscuit, Nagem, Riachuelo e Renner (das 8h às 22h).>
Cuidado com as ciladas!>
Pesquise os preços com antecedência - Quem não acompanhou a evolução dos preços durante o ano, vale utilizar os sites que monitoram os valores de produtos para ter uma noção sobre os descontos;>
Anote os dados das lojas online - O consumidor deve anotar o endereço físico das lojas online, CNPJ e telefone de contato para conseguir identificar o estabelecimento. Assim, o órgão de defesa do consumidor consegue notificar a empresa;>
Pesquise se a loja acumula queixas - O comprador deve checar se o fornecedor, seja loja física ou online, tem reclamações nos serviços de proteção ao consumidor;>
Guarde todos os comprovantes - O cliente deve guardar todos os comprovantes da transação de compra e venda e tirar prints da tela onde foi feita a negociação;>
Tenha atenção aos prazos de entrega - O cliente deve agendar a entrega por turno e observar se a loja compre o prazo determinado já que muitos pedidos são feitos na Black Friday. O prazo formalizado ajuda na defesa dos direitos do consumidor;>
Analise se a compra é mesmo necessária - Antes de comprar na Black Friday, o consumidor não deve se deixar levar pela promoção e lembrar que a data é próxima das festas de final de ano e das matrículas escolares. Assim, o cliente não gera dívidas desnecessárias.>
Tenha cuidado com a venda casada - O consumidor deve se atentar para a imposição da venda conjunta de produtos e ainda à inclusão de taxas extras não informadas no ato da compra;>
Veja se seus direitos são respeitados - As ofertas anunciadas precisam ser cumpridas e o consumidor deve reclamar no Procon e na Justiça caso a regra não seja seguida. Para denunciar condutas erradas, é possível utilizar o aplicativo PROCON BA Mobile;>
O cliente tem direito a se arrepender - Em caso de compras fora do estabelecimento comercial, o consumidor tem um prazo de sete dias para se arrepender, cancelar a compra, devolver o produto e pedir o seu dinheiro de volta. O prazo é contado a partir da data da compra ou da entrega do produto ao comprador;>
Veja se a embalagem do produto traz informações corretas - Produtos nacionais ou importados devem apresentar informações corretas, claras e em língua portuguesa sobre suas características, qualidade e quantidade, composição, preço, garantia, prazo de validade, origem, além dos riscos que possam apresentar à saúde e segurança dos consumidores;>
*Em caso de necessidade, o consumidor pode procurar o Procon-BA, que fica na Rua Carlos Gomes, nº 746, Dois de Julho. O órgão funciona de segunda à sexta, das 8h às 12h e das 14h às 17h. Para mais informações: (71) 3116-5785.>
Assinatura do CORREIO está com desconto>
O Jornal CORREIO também entrou em clima de Black Friday. Agora, você que já é leitor CORREIO pode assinar o jornal e ficar ainda mais informado pagando menos. Até o dia 29 de novembro, o valor da assinatura digital está com 70% de desconto, podendo ser feita por apenas R$ 2,99.>
Fora da promoção, a assinatura digital custa R$ 9,90 por mês. Com a Black Friday, o leitor pode pagar apenas R$ 2,99 mensais por três meses para ler todas as matérias do CORREIO. >
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