Covid: Salvador ultrapassa meta de 100% do público de 12 a 17 anos vacinado com a 1ª dose

O marco acontece quando quantitativo de doses aplicadas passou o número de cadastrados dessa faixa etária

  • D
  • Da Redação

Publicado em 9 de março de 2022 às 16:32

- Atualizado há um ano

. Crédito: Bruno Concha/Secom)

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) ultrapassou a meta de 100% da vacinação com a primeira dose contra a covid-19 de crianças e adolescentes, de 12 a 17 anos, em Salvador. O marco acontece quando quantitativo de doses aplicadas passou o número de cadastrados dessa faixa etária, no site da instituição.

CONHEÇA O CORREIO AFRO

O percentual expressivo é atribuído ao “Liberou Geral”, que inclui a faixa etária desse público-alvo vindo de outros municípios da Bahia. De acordo com os dados do Vacinômetro, já são 193.355 crianças e adolescentes com o esquema vacinal iniciado. A previsão era de 193 mil crianças e adolescentes, segundo o cadastramento de residentes de Salvador.

A pasta destaca ainda a resolutividade da vacinação de crianças de 5 a 11 anos que, após dois meses de estratégia, já alcança a marca de 65%. Ou seja, restam apenas 15% para chegar ao parâmetro do Ministério da Saúde, que aconselha a imunização de 80% da população alvo para ter uma margem segura de proteção contra o vírus.

O avanço da vacinação na capital baiana tem surtido efeitos positivos no número de infecções, que estão em queda. De acordo com o titular da pasta, Leo Prates, a imunização de crianças e adolescentes é considerado um sucesso e está entre as melhores do Brasil, ao lado das principais capitais, mostrando o êxito das medidas adotadas pela Prefeitura para captar esse público.

“Nosso foco é ampliar cada vez mais a proteção dos nossos pequenos. Esperamos continuar contando com a responsabilidade e cooperação dos pais e responsáveis, que são hoje exemplo no Brasil de cuidado consigo e com a família”, afirma Prates.