Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.
Da Redação
Publicado em 12 de novembro de 2019 às 05:05
- Atualizado há um ano
Salvador baterá mais um recorde na atração de turistas neste verão. Pelo menos no que depender das perspectivas trazidas com a nova temporada cruzeiros marítimos que se inicia no feriado dessa sexta-feira (15/11) e segue até 18/4/20. O ponto alto será na terça-feira de Carnaval (25/2/20), quando pela primeira vez quatro navios estarão ancorados simultaneamente no porto da cidade. Até então, o número máximo de atracações simultâneas era de três cruzeiros. Mas este não é o único número que cresce em relação a temporadas passadas. Na desteano (novembro a abril) serão 63 escalas no Porto de Salvador, contra 50 na temporada 2018/2019, e 49 na 2017/2018.
A estimativa da Contermas, empresa que administra o Terminal de Passageiros do Porto de Salvador, é a de que 170 mil visitantes passarão por Salvador via cruzeiros marítimos. Este número foi de 151.622 na temporada anterior e de 141.500 na de 2017/2018. Proporcionalmente, o aumento do número de escalas é de 26% frente a temporada 2018/2019, e de 28,6% em relação à de 2017/2018. Em termos de passageiros, o aumento é de 12,12% em relação à temporada 2018/2019 e de 20,14% em comparação à de 2017/2018.
Gasto médio
Segundo a Contermas, em média, cada navio permanece 10 horas em Salvador, e cada turista que aporta por aqui gasta, também em média, R$ 500 na cidade. A empresa afirma que está em articulação com diversos órgãos públicos – como as secretarias municipal e estadual de turismo, de segurança pública e a Transalvador para fazer o melhor receptivo possível, incluindo a garantia de fluidez do tráfego na região do Comércio, queixa frequente de muitos dos turistas que desembarcam em Salvador via cruzeiro marítimo.
Budweiser vai construir parque eólico na Bahia
A cervejaria Budweiser vai utilizar 100% de energia limpa em todas as suas operações de produção e distribuição no brasil até 2022. E essa política da empresa vai beneficiar duplamente a Bahia. O primeiro impacto se dá porque a planta da Ambev de Camaçari será abastecida 100% por energia renovável. Mas o maior impacto se dará pela construção de um parque eólico no estado. O empreendimento – cujo local exato não foi anunciado – ocupará 1.600 hectares, terá potência superior a 80 MW e será fruto de parceria com a Casaforte Investimentos. A previsão é que ele fique pronto no início de 2022 e abasteça 100% das cinco cervejarias que produzem Budweiser no país. Com essa iniciativa, no total, 20 mil toneladas de dióxido de carbono (CO2) deixarão de ser emitidas a cada ano. Para se ter uma dimensão do que representa essa quantidade, ela equivale à retirada de circulação de 35 mil carros das ruas no mesmo período. “A Bud nasceu da ambição e da liberdade, há mais de 140 anos, e sempre foi reconhecida pelo seu pioneirismo – o que move a marca até hoje. E ser 100% produzida e distribuída com energia limpa traduz o valores de Bud da melhor forma: trazendo uma novidade para o meio cervejeiro do país e abrindo caminhos para um futuro melhor, mantendo sua essência”, afirma Bruna Buás, diretora de marketing de Budweiser.
CDL prepara campanha de Natal
A Black Friday se consolidou como uma das mais importantes datas do varejo brasileiro. Inicialmente era uma data do comércio on-line, mas o sucesso levou a data também para as lojas físicas. Este ano, inclusive, é esperado que as vendas nos dois canais (físico e digital) sejam equivalentes. O comércio de rua de Salvador não preparou nenhuma campanha específica para a Black Friday. Segundo o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Salvador (CDL-Salvador), Alberto Nunes, o varejo local vai repetir a experiência de anos anteriores e lançar a campanha Natal de Luz e Prêmios, para estimular as vendas de dezembro como sorteio de carros e motos. A CDL, inclusive, já está cadastrando lojas interessadas em aderir à campanha. Nunes afirmou que a expectativa para este final de ano é a de que as vendas cresçam 10% em relação ao mesmo período do ano passado. A Black Friday e a Cyber Monday (oferta para queimar estoques não vendidos na Black Friday) estão incluídas no que chama de final de ano.
Eletrônicos
Segundo pesquisa do aplicativo de comparação de preços Zoom, o tíquete médio da Black Friday será de R$ 1 mil. Na Bahia, segundo a mesma pesquisa (dados até 31 de outubro), os itens mais desejados pelos consumidores são: Celular e Smartphone, TV, Notebook, Guarda-roupas, Geladeira, Fogão, Tênis, Bicicleta, Ar condicionado e Lavadoura de roupas.
Salão Imobiliário terá 1,5 mil unidades a venda
A Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia (ADEMI-BA) realiza a 12ª edição do Salão Imobiliário, de 21 a 24 de novembro, no 2º piso do Shopping da Bahia. Nessa edição serão disponibilizadas mais de 1.500 unidades residenciais, entre imóveis prontos, em construção, lançamentos e lotes, desde opções econômicas até alto padrão. “O Salão Imobiliário visa agregar diferentes perfis de compradores, com foco na diversidade”, destaca o presidente da ADEMI, Cláudio Cunha. Para não perder negócio, o evento vai contar com a participação da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Bradesco. Passa assinatura do contrato é importante levar comprovante de residência, RG, e os três últimos contracheques, além de certidão de casamento.
Alô Bebê inaugura em Salvador sua primeira operação no Nordeste
Maior varejista brasileira do segmento materno infantil, a Alô Bebê inaugura no próximo dia 22 sua primeira operação no Nordeste no Salvador Shopping. A loja terá 42 funcionários e vai ocupar m uma área de venda de 890m2. “Estamos sempre buscando novas praças e novas oportunidades. Recebemos inúmeras solicitações em nossas redes de clientes do Nordeste. Estamos muito otimistas com a abertura dessa unidade em Salvador. É uma capital importante, com um mercado em crescimento onde podemos ter grande sucesso. Entendemos que ter uma loja Alô Bebê na Bahia é uma experiência única para famílias, que poderão ver, in loco, todos os diferenciais dos produtos, desde qualidade, segurança e inovação, em um único espaço”, afirma Fabiana Milan – Gerente de Marketing da Alô Bebê. Atualmente a rede possui 31 lojas.
FIQUE POR DENTRO
MENTORIA - ONGs de todo o País que criam oportunidades para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade já podem se candidatar ao processo seletivo do Programa VOA, da Cervejaria Ambev, para receber mentoria em gestão de recursos e processos. A iniciativa, criada em 2018 pela cervejaria, é gratuita e ajuda organizações dessa natureza a se estruturar melhor e ampliar seu impacto na sociedade. As inscrições e o acesso ao edital estão disponíveis no website www.ambev.com.br/voa. Para escolher as ONGs que irão participar do programa, a seleção irá priorizar aquelas que contribuem para a geração de oportunidades em educação, emprego e renda, aliados a critérios como potencial de impacto social nas novas gerações, visão de futuro e comprometimento.
PATENTE VERDE - Uma inovação tecnológica criada por pesquisadores da Natura e do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) recebeu a primeira Patente Verde dedicada a uma empresa de cosméticos no Brasil. Trata-se da utilização de resíduos de ativos da biodiversidade Amazônia, obtidos da extração do óleo de oleaginosas, como murumuru, andiroba e castanha, como insumos de produção da companhia. Anteriormente, a biomassa gerada como resíduo era utilizada para compostagem de solo e agora finaliza seu curso dentro da lógica da economia circular. Rica em carboidratos, fibras e lipídeo, o material agora passa a ser inserido em um novo produto com benefícios comprovados para a pele, graças ao novo ativo biotecnológico. A novidade será lançada ao consumidor em 2020.
FERA PALACE - Quem ainda não teve a oportunidade de se hospedar no Fera Palace, em Salvador, poderá aproveitar a Black Week para garantir a estadia e curtir a primeira festa de Réveillon que será realizada no hotel. Vai ser concedido desconto de 15% para quem efetuar a reservar no período de 25 a 29 de novembro. A ação será válida somente através do site do hotel para o mínimo de duas noites e hospedagem no período de 1° a 27 de dezembro. Para ter direito ao desconto será necessário colocar o código promocional BLACKFERA no momento da reserva. Os ingressos para a primeira festa de Réveillon do Fera Palace também terão 15% de desconto durante a Black Week. Também devem ser adquiridos no período de 25 a 29 de novembro com o código BLACKFERA pelo site do Sympla https://www.sympla.com.br/reveillon-fera-de-todos-os-santos__677564 . A festa será no formato all inclusive, com DJs e espetáculo de fogos no rooftop com vista para a Baía de Todos-os-Santos.
INTERNACIONALIZAÇÃO - A WM Engenharia, empresa baiana que atua na área da construção civil, participou da principal feira de construção do mundo, a Batimat Internacional, realizada em Paris, na França, entre os dias 4 e 8 de novembro. O evento, que reuniu cerca de 3 mil pessoas por dia de mais de 100 países diferentes, acontece a cada dois anos e traz a maior mostra de equipamentos de construção, materiais e serviços da indústria. Durante a feira, Wendel Miranda, diretor-executivo da WM Engenharia, firmou contato com empresas do ramo da construção civil do Oriente Médio, que tem grandes interesses no mercado brasileiro, com foco na expansão em tecnologia, inovação e investimentos para compra de equipamentos. A expectativa da WM Engenharia é aumentar em 30% os lucros com as parcerias estrangeiras. O próximo evento internacional que a empresa irá participar será em Xiamen, na China, em 2020, na China Xiamen International Stone Fair, em busca de novas parcerias