Cuidado com o ar: poluição pode prejudicar também seu coração

Pesquisa aponta que alteração, junto com outros fatores, pode levar à insuficiência cardíaca

  • D
  • Da Redação

Publicado em 24 de setembro de 2018 às 17:29

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Shutterstock/Reprodução

Se você acha que é só o pulmão que é prejudicado com a poluição, saiba que o problema é maior do que pensa. De acordo com pesquisadores da Queen Mary University de Londres, os impactos causados não estão limitados ao sistema respiratório - mas podem atacar também o cardiovascular.Siga o Bazar nas redes sociais e saiba das novidades de gastronomia, turismo, moda, beleza, decoração e pets: Os estudiosos contastaram que a exposição do organismo ao dióxido de nitrogênio e a outras partículas poluentes é responsável por um aumento dos ventrículos esquerdo e direito.

Localizados na parte inferior do coração, as estruturas são responsáveis por bombear o sangue para a aorta (ventrículo esquerdo) e para a artéria pulmonar (ventrículo direito). 

O resultado veio após uma análise com 4 mil voluntários britânicos - todos com idades entre 40 e 69 anos e que não tinham histórico de doenças cardiovasculares. Aqueles que estavam expostos a níveis mais elevados de partículas poluentes tinham ventrículos com maior volume se comparados às pessoas que moravam em regiões não tão poluídas.

Cadastre seu e-mail e receba novidades de gastronomia, turismo, moda, beleza, tecnologia, bem-estar, pets, decoração e as melhores coisas de Salvador e da Bahia:

Segundo o doutor Nay Aung, que liderou a pesquisa, as mudanças são pequenas, mas não devem ser descartadas. Combinadas com fatores como características genéticas, hábitos alimentares e estresse, o aumento poderia levar a um quadro de insuficiência cardíaca.