Curitiba Folia confirma  primeira edição em 2022 só com atrações da Axé Music

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

Publicado em 23 de setembro de 2021 às 06:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Felipe Pezzoni, Tomate, Xanddy e Márcio Victor (foto montagem Eduardo Bastos Equipe CORREIO) 

Dois anos depois de ter sido marcada em 2020 e adiada em 2021 devido à pandemia da covid-19, enfim a primeira edição do Curitiba Folia vai ser realizada em abril de 2022, na capital do Paraná. As atrações foram mantidas: Banda Eva de Felipe Pezzoni; Harmonia do Samba com Xanddy; Psirico com Márcio Victor e o cantor Tomate ou TomKray, como ele prefere ser chamado agora. 

A iniciativa é do Grupo ALL, organizador do Folianópolis, e as produtoras paranaenses CWB Brasil e Euphoria Eventos. A escolha da cidade não foi por acaso. No Folianópolis, micareta que ocorre na capital catarinense, os paranaenses e curitibanos são a grande maioria dos 70% do público de turistas que frequentam anualmente o evento. Sendo assim, as empresas organizadoras do Curitiba Folia decidiram ‘presentear’  do Paraná com a micareta, que promete entrar na rota dos principais carnavais fora de época do Brasil.

Retocando Gil e Caetano reúne Armandinho, Yacoce  e Marco Lobo Yacoce Simões, Armandinho Macêdo e Marco Lobo (Foto: Divulgação) Para celebrar os 80 anos de Caetano Veloso e Gilberto Gil em 2022, Armandinho Macedo, Yacoce Simões e Marco Lobo, um potente trio de guitarra, teclado e percussão, se uniu para o projeto Retocando Gil e Caetano, que resultou na gravação de um disco a ser lançado em todas as plataformas digitais pela gravadora Biscoito Fino no  mês de outubro. Segundo o produtor Andrezão Simões, eles são acústicos, elétricos e afetivos. ”Convocaram seus instrumentos para tocar e retocar ancestralidade, sons de reverência e referência da própria alma sonora baiana e brasileira que nos habita”, diz Andrezão. 

O encontro aconteceu na Sala do Coro do Teatro Castro Alves e o repertório   inclui canções conhecidas de Gil e Caetano : Os Mais Doces Bárbaros (Caetano), Palco (Gil), Menino Deus (Caetano), A Paz (Gil/João Donato), Sampa (Caetano), Toda Menina Baiana (Gil), A Luz de Tieta (Caetano), Tropicália (Caetano), Eu Vim da Bahia (Gil), Armandinho ( canção feita por Caetano em  homenagem ao guitarrista) e a Marcha da Tietagem (Gil). Disco pronto, a ideia é percorrer o Brasil de Norte a Sul.

 Baianidade Nagô comemora 30 anos e ganha coleção de camisas Evandro, compositor de Baianidade Nagô (Foto: Divulgação) Composta por Evandro, Baianidade Nagô chega aos 30 anos em 2021 sendo considerada, com muita justiça, uma das músicas mais bonitas do Carnaval. Quem nunca cantou esses versos: “Na Avenida Sete, da paz eu sou tiete, na Barra o Farol a Brilhar….  Durante esses anos, está em todos os repertórios de bandas na folia baiana e recentemente ganhou novas gravações como as de AnaVitória e de Maria Gadu.

Para não passar em branco, Evandro aceitou o convite de Augusto Rabelo, fundador da nova grife dos foliões, a Vista Carnaval, e fundador do Somos Carnaval - plataforma de conteúdo sobre a festa -  para  lançar uma coleção própria, original e exclusiva, com a temática da canção. E, claro, Evandro topou. A Coleção Baianidade Nagô leva a assinatura da artista Cami Gomes e é composta por cinco estampas diferentes.

Adelmário Coelho faz show Acústico na cidade de Castro Alves

 No próximo sábado (25) no Jazz Club Bomfim, na cidade de Castro Alves, será lançado o Grupo ComVC. O forrozeiro Adelmário Coelho fará um show acústico cantando seus grandes sucessos. O evento começa por volta das 22h, mas Adelmário sobe ao palco 01h30 da madrugada de sábado para domingo.

 TUM-TUM-TUM*

1 .  A banda Parangolé lança nesta quinta (23) o clipe de Amor e Ousadia, escolhida como música de trabalho do álbum, depois de apresentar o EP Empurra o Som, com sete músicas inéditas. Com participação de modelos e dançarinas, o clipe foi roteirizado por Silvinho Magalhães e Tony Salles, com direção também de Silvinho Magalhães e direção de fotografia de Fábio Bahia.  

2.  Filho do cantor e compositor Alexandre Guedes, do grupo Motumbá, Guedez está lançando o single Quando a Saudade Bate, em todas as plataformas, com direito a clipe no YouTube. Apesar da pouca idade, 21 anos, o artista traz muita bagagem. É músico, compositor, beatmaker e produtor musical. A carreira na música começou em 2013, passando pelas bandas Gruva e noBad. Em 2018 ele deu início à carreira solo.

3.  O rapper baiano Duendy Primeiro e a cantora Maristella Müller gravaram a música Ela Me Encantou, uma composição de Duendy. No estilo regaton, sucesso latino mundial, a música produzida pela famosa dupla EEDB, formada pelo britânico Eagle E  e o germânico Doc B, traz uma batida pop contemporânea.