Defesa de Geddel pede que STF adie julgamento de ação

satélite
23.09.2019, 09:44:42
Atualizado: 23.09.2019, 10:37:15

Defesa de Geddel pede que STF adie julgamento de ação


Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.


A defesa do ex-ministro Geddel Vieira Lima apresentou um novo pedido para que o Supremo Tribunal Federal (STF) adie o julgamento da ação penal referente ao caso do bunker de R$ 51 milhões, marcado para amanhã na Segunda Turma da Corte. A solicitação foi recebida na noite de sexta-feira passada e encaminhada ontem pelo plantão do Supremo ao gabinete do relator do processo, ministro Edson Fachin. Após o revisor da ação, ministro Celso de Mello, liberar os autos no último dia 16, Fachin pediu sua inclusão na pauta de julgamentos da Segunda Turma. Na quinta-feira, os advogados do ex-ministro protocolaram o primeiro pedido de adiamento, rejeitado por Fachin no mesmo dia.

Tentativas finais - Caso a tendência se mantenha no Supremo, o segundo  requerimento deve ser negado, abrindo espaço para que os cinco ministros da turma comecem a decidir o futuro de Geddel, preso há dois no Presídio da Papuda, em Brasília, no rastro de um dos desdobramentos da Lava Jato. Além dele, também é réu no mesmo processo seu irmão, o ex-deputado federal Lucio Vieira Lima (MDB).

Certo, mas nem tanto
Caciques do PP da Bahia admitiram à Satélite que o ex-deputado federal Irmão Lázaro está prestes a deixar o PSC para entrar no partido, conforme antecipado anteontem pela coluna. No entanto, descartaram qualquer chance de negociar a vaga de vice-prefeito para ele na chapa liderada pelo DEM na sucessão de 2020. Garantem que o ingresso no PP e a mudança de domicílio eleitoral de Feira de Santana para Salvador tem como objetivo único lançar a candidatura de Lázaro a vereador da capital e aproveitar sua popularidade como astro da música gospel para alavancar outros nomes da sigla que estarão no páreo da Câmara Municipal, onde o PP não possui representante atualmente.

Choque de roteiro
Em conversas reservadas, lideranças pepistas asseguraram que uma hipotética aliança com o DEM esbarra por completo nos planos do partido para 2022, sem ligação nenhuma com a próxima eleição. Na cúpula do PP, o interesse prioritário é que o vice-governador João Leão assuma o comando do Palácio de Ondina caso o governador Rui Costa (PT) renuncie ao cargo em abril de 2020 para tentar o Senado. Um eventual acordo com os democratas ano que vem, confidenciaram, seria recebido como traição e fragilizaria Leão no jogo e, por efeito conexo, parlamentares do PP interessados em renovar os mandatos.

Outro menu
No concorrido caruru que o apresentador Zé Eduardo, o Bocão, oferece anualmente em setembro, políticos, empresários e jornalistas se reuniram sexta passada no apartamento do anfitrião, no Corredor da Vitória, para avaliar outro cardápio do jantar: os possíveis cenários sobre a disputa pela prefeitura de Salvador. Entre os convidados ativos nas rodas de conversa, estavam o presidente da Câmara de Vereadores, Geraldo Júnior (SD), e o deputado estadual Paulo Câmara (PSDB), ambos convictos de que ainda rolará muita água sob a ponte até o horizonte ficar mais claro.

No mistério
O governo federal já escolheu o substituto do coronel Salomão Santana na chefia da Superintendência do Patrimônio da União (SPU) no estado. O nome, no entanto, só é conhecido por poucos.


"Não podemos nos acomodar e achar que alguém vai consertar as coisas. Nós é que temos de consertar. O que não pode- mos, todos nós dos tribunais de contas, é perder o entusiasmo" - José Múcio, presidente do TCU, durante encontro recente com conselheiros e técnicos do TCE e TCM em Salvador

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/sandy-junior-contam-a-propria-historia-em-serie-documental/
Produção em sete capítulos do Globoplay inclui imagens caseiras dos irmãos, ainda antes de serem profissionais
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/pensei-em-me-matar-diz-atriz-de-malhacao-apos-video-em-site-porno-veja-desabafo/
Pillar Costa, que atuou na novela da Globo no ano passado, entrou em depressão
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/claudia-leitte-festeja-40-anos-com-live-repleta-de-convidados/
Any Gabrielly, Léo Santana, Zaac, Hungria Hip Hop, Lore Improta, Bera e Dennis DJ estarão na festa
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/nivus-ja-rodamos-na-bahia-com-o-novo-suv-da-volkswagen/
Em vídeo, apresentamos as primeiras impressões sobre o veículo que tem piloto automático inteligente e detector de fadiga
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/depois-de-zidane-renata-fan-recebe-parabens-de-david-beckham-assista/
Ex-jogador inglês enviou mensagem que foi reproduzida no ‘Jogo Aberto’, da Band
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/pf-cumpre-mandados-contra-quadrilha-que-fraudou-mais-de-r-4-milhoes-do-inss/
O grupo é investigado por, pelo menos, 80 benefícios previdenciários suspeitos
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/5-filmes-que-voce-deve-assistir-para-apreciar-as-trilhas-de-ennio-morricone/
Compositor, que morreu aos 91 anos, era grande nome da música no cinema
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/rapper-baiano-hiran-lanca-segundo-disco-galinheiro/
Disco tem participações especiais de Tom Veloso, Majur e outros artistas
Ler Mais