Despacho de bagagens de mão começa a ser fiscalizado no Aeroporto de Salvador

Nova regra começará a valer dia 23

  • D
  • Da Redação

Publicado em 8 de maio de 2019 às 09:27

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Leitor CORREIO/via WhatsApp

Começou nesta quarta-feira (8), no Aeroporto Internacional de Salvador, uma campanha de orientação aos passageiros em voos domésticos sobre as regras de embarque e bagagens de mão. 

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), que já realiza uma campanha, informou que na capital baiana, os passageiros serão orientados de 8 a 22 de maio. Ao fim deste prazo, as novas regras começam a valer.

Antes, a definição de tamanho e peso ficava a critério de cada companhia aérea. Agora, para evitar que as diferenças resultassem em transtorno para os passageiros, a Abear optou por definir um padrão para esse tipo de bagagem: peso máximo de 10 quilos e dimensões de, no máximo, 55 centímetros (cm) de altura por 35cm de largura e 25cm de profundidade. Essas características correspondem ao tamanho médio de uma mala de mão, daquelas tradicionais, de rodinha.

Veja as dimensões - arte da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Aber):

Ao todo, 15 aeroportos participarão da mudança. Em cada unidade, haverá duas semanas de campanha informativa para, em seguida, entrar em vigor. As bagagens fora do padrão precisarão ser despachadas nos balcões de check-in e estarão sujeitas a cobrança. O valor mínimo da taxa é de R$ 59, mas varia de acordo com a companhia e a franquia de viagem contratada pelo passageiro. 

De acordo com a Abear, o passageiro que estiver com a bagagem de mão fora das especificações de peso e tamanho definidas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) - peso máximo de 10 quilos e dimensões de, no máximo, 55 centímetros (cm) de altura por 35 cm de largura e 25 cm de profundidade - terá obrigatoriamente que despachá-la no compartimento de malas do avião.

A Abear informa também que os mesmos critérios valem, inclusive, para qualquer outro tipo de volume que não esteja dentro das especificações definidas pela Anac para ser embarcado no compartimento de bagagem da área de passageiros. Por exemplo, instrumento musical, equipamento eletrônico, bebê confort etc.

A Abear orienta os passageiros que, no caso de dúvida, entrem em contato com a empresa aérea antes da viagem. A entidade também disponibiliza um link (passageiros) em sua página na internet, com informações sobre bagagem.