Dois são presos por suspeita de matar delegado em Feira de Santana

Um terceiro envolvido é procurado

  • Foto do(a) author(a) Mario Bitencourt
  • Mario Bitencourt

Publicado em 23 de setembro de 2019 às 13:30

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Kaio Henrique dos Santos França, o Oreia, e Wilder Conceição de Jesus, conhecido como Nego Lindo: suspeitos de matar delegado (Divulgação: Polícia Civil) Dois homens foram presos nesta segunda-feira (23) em Feira de Santana pela Polícia Civil por suspeita de participação no assassinato do delegado Gesta Dermeval Costa Santos, 58 anos, que atuava em Salvador, durante um latrocínio – matar para roubar. O crime ocorreu sábado (21), no Centro de Abastecimento da cidade.

Foram presos, ambos com 18 anos, Wilder Conceição de Jesus, conhecido como Nego Lindo, e Kaio Henrique dos Santos França, o Oreia, apontado pela polícia como autor do disparo que matou o delegado. A polícia busca ainda um terceiro envolvido, que segundo relatou Kaio à polícia, está em posse da arma do crime.

Wilder foi encontrado no bairro Rua Nova; já o autor do disparo, Kaio Henrique foi preso no bairro Brasília. Segundo a Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), imagens de câmera de vigilância ajudaram a polícia a chegar até os criminosos.

De acordo com o titular da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos, de Feira de Santana (DRFR/Feira), delegado André Luís Gomes Ribeiro, a dupla confessou o crime e um dos autores tem passagens pela polícia.“Eles assumem a autoria do latrocínio. Wilder Conceição tem histórico criminal por homicídio, tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo”, explica Ribeiro.O delegado morreu após reagir a uma tentativa de assalto na Central de Abastecimento, no Centro da cidade. Santos não estava em serviço e, por volta de 12h45, fazia compras com o primo Edson Andrade Ribeiro, no setor de frutas e verduras, quando foi surpreendido por um homem que portava uma arma de fogo e anunciou o assalto. 

Wilder Conceição e Kaio Henrique foram autuados por latrocínio e estão à disposição da Justiça.  

De acordo com informações do Sindicato dos Policiais Civis da Bahia (Sindpoc), o delegado, que era lotado na Delegacia de Repressão a Estelionato e Outras Fraudes (Dreof) de Salvador, reagiu e foi baleado pelos assaltantes na região da barriga. Edson logo o conduziu para o Hospital São Matheus, mas ele não resistiu e morreu na unidade. Dermeval entrou para a polícia no ano de 1999 e estava perto de se aposentar - no momento, estava de licença prêmio. 

Leia mais: Vídeo mostra momento em que delegado é baleado durante assalto em Feira

O corpo de Gesta Dermeval Costa Santos foi cremado neste domingo (22). “O que ele podia fazer para ajudar, ele fazia com qualquer um que entrasse. Ele era muito humano”, disse a escrivã e professora Vera Reis, 58 anos, emocionada durante a cerimônia de cremação do delegado, no Cemitério Jardim da Saudade, em Brotas.

Muitos aplausos e choros marcaram a cerimônia que não contou com a presença da mãe da vítima. Segundo familiares, ela passa por problemas de saúde e ainda não tinha sido informada sobre a morte do filho. (Foto: Fernanda Meneses/CORREIO) Com uma missa celebrada na capela G, parentes e amigos se despediram de Dermeval. Amiga de Dermeval há 20 anos, Vera estava bastante emocionada com a perda repentina do colega com quem trabalhou durante cinco anos na delegacia em Valença. “Ele era uma pessoa muito humana. Humana e simples, ele fazia parte desse grupo seleto”, lamentou o também agente de Valença, Flávio Machado, que conhecia o delegado há 19 anos.