Eclipse Lunar total ocorre neste domingo (15); saiba como acompanhar

Evento terá seu ponto máximo durante a madrugada

  • D
  • Da Redação

Publicado em 15 de maio de 2022 às 19:29

. Crédito: (APA/Divulgação)
. por Foto: Divulgação/Clima ao Vivo

Um eclipse lunar total tomará os céus no fim da noite deste domingo (15) e nas primeiras horas da madrugada de segunda-feira (16). No Brasil, de acordo com o Clima ao Vivo, o evento deverá começar as 23:27h dos dias 15 de maio e o final do evento ocorrer às 03:50h do dia 16 de maio de 2022. Seu ponto máximo será quando a lua estará totalmente no cone de sombra da Terra, e ficará com o tom avermelhado, por volta da 01:00h da madrugada de segunda-feira (16). O Observatório Nacional, unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (ON/MCTI), fará a transmissão ao vivo do eclipse a partir de 23h15, pelos telescópios de seus parceiros do projeto O Céu em sua Casa: observação remota.Nebulosidade

O Brasil se encontra em uma posição global privilegiada para apreciar o eclipse lunar, contudo a visibilidade do fenômeno será prejudicada decorrente ao excesso de nebulosidade, em algumas áreas é provável que nem consiga ver o evento.  A previsão é de muitas nuvens e chuva em boa parte do país. Nuvens se formam com grande disponibilidade de calor e umidade, se espalhando pelo Norte e pelo Nordeste. Uma frente fria passa pelo litoral da Bahia e aumenta a nebulosidade na região.

[[galeria]]

Outra frente fria avança do Sul para o Sudeste e as demais áreas do Brasil já no domingo (15), contribuído para a formação de nuvens sobre estas regiões. E a mesma será responsável pela onda de frio da próxima semana.

O fenômeno

A tecnologista sênior do Observatório Nacional, Dra. Josina Nascimento, explica que quando um corpo extenso, como o Sol, ilumina outro corpo extenso ocorrem duas regiões de sombra: a penumbra e a umbra. No caso da penumbra, a sombra recebe luz de alguns pontos da fonte luminosa. Já a umbra é uma sombra que não recebe luz nenhuma da fonte luminosa.

“Quando a Lua entra na penumbra, temos um eclipse penumbral, quando entra em parte da umbra, temos um eclipse parcial e quando entra totalmente na umbra temos o eclipse total, quando a Lua fica ainda mais linda e avermelhada. Todo eclipse total passa pelas fases penumbral e parcial”, destaca Josina.

"Esse eclipse da Lua é triplo-total para os brasileiros: é um eclipse total, totalmente visível em todo o Brasil. É totalmente visível porque a Lua estará acima do horizonte (e alta no céu) durante todas as fases do eclipse: penumbral, parcial, total, parcial e  penumbral. O próximo eclipse total da Lua que poderá ser visto nessas circunstâncias aqui no Brasil será somente de 25 para 26 de junho de 2029. Vamos torcer para que o tempo fique bom e que possamos assistir esse fenômeno maravilhoso", completa Josina.

Durante o eclipse penumbral não é perceptível a olho nu a diferença na luminosidade no disco da Lua. Mas, às 23h27 tem início o eclipse parcial. O disco da Lua começa a escurecer o que é perceptível a olho nu. "A lua parece estar sendo cada vez mais mordida", comenta Josina. Às 00h29 do dia 16 começa o eclipse total e a coloração da Lua será cada vez mais vermelha. O máximo do eclipse total será à 1h11. A Lua ficará imersa na umbra até 1h54 quando começará a sair para a penumbra e voltaremos a assistir o eclipse parcial e depois novamente o penumbral. Confira aqui os horários de cada cidade.

Segundo Josina, mesmo antes do início do eclipse total a Lua já começa a adquirir a cor avermelhada que vai se intensificando até o máximo do eclipse. 

Para saber mais detalhes desse fenômeno veja o site do parceiro, Prof.James Solon, coordenador, conteudista e divulgador do AstroPe.

Eclipse lunar de 27 de setembro de 2015. Crédito da imagem: NASA/Rami Daud

Este é o segundo eclipse da temporada. No dia 30 de abril de 2022, houve o primeiro eclipse solar do ano e o ON também transmitiu o evento ao vivo. Veja aqui.