Em conversa com Bush, Bolsonaro fala das eleições na Argentina

mundo
15.05.2019, 19:57:30

Em conversa com Bush, Bolsonaro fala das eleições na Argentina

Presidente brasileiro demonstrou preocupação com possível volta de Cristina Kirchner

O presidente Jair Bolsonaro se encontrou nesta quarta-feira (15) com George W. Bush, ex-presidente dos EUA, durante uma viagem a Dallas, no Texas. Segundo Bolsonaro, a Argentina foi um dos principais temas discutidos pelos dois durante cerca de uma hora de conversa. Hoje, a Corte Suprema de Justiça acolheu recursos apresentados pela ex-presidente e possível candidata Cristina Kirchner, suspendendo seu primeiro julgamento por corrupção, que começaria na semana que vem. 

"Na Argentina há a possibilidade de voltar a senhora ex-presidente e, em voltando, nós podemos correr o risco de, apesar de a economia deles não estar indo bem e o populismo voltar àquele local, nós termos uma nova Venezuela no sul da América do Sul", diz Bolsonaro. "Sabemos da dificuldade da Venezuela voltar à normalidade. Mas, mais importante do que fazer um gol é evitar outro, e esse gol contra seria a Argentina voltando para as mãos da Kirchner".

Bolsonaro acrescentou que fala como "democrata e amante da liberdade". "Nós gostaríamos que a Argentina não retrocedesse nessa questão ideológica", diz. O primeiro turno eleitoral do país vizinho será em outubro.

O encontro com Bush foi o primeiro compromisso oficial da visita de Bolsonaro aos EUA. Ele disse que foi uma conversa "bastante cordial".  "Ele é uma pessoa bastante alegre, muito simpática, muito receptiva à nossa visita e deu grandes sinalizações de que tem uma grande simpatia e respeito pelo Brasil".

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas