Empresas têm até dia 28 para se inscrever no ranking do GPTW

Organizações baianas precisam ter selo do instituto, que pode ser solicitado até terça-feira (05)

  • D
  • Da Redação

Publicado em 1 de fevereiro de 2019 às 06:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Aramis Resende / Divulgação

As empresas baianas interessadas em participar do ranking estadual das Melhores Empresas para Trabalhar do Great Place to Work (GPTW) têm até o dia 28 de fevereiro para se inscrever no site do Instituto. Em 2019, o Ranking GPTW Bahia chega à sua 6ª edição, em parceria com o CORREIO e apoio da Associação Brasileira de Recursos Humanos secção Bahia (ABRH-BA). As organizações precisam ter 30 ou mais funcionários e CNPJ no estado.

O primeiro passo é ser uma empresa certificada pelo GPTW. Caso ainda não seja, a organização tem até a próxima terça-feira (05) para se inscrever e agendar uma pesquisa, que será realizada com os funcionários. O questionário, que é aplicado online, irá diagnosticar o clima organizacional e medirá a percepção dos colaboradores em relação à organização. As questões, que deverão ser respondidas em um prazo de 15 dias, envolvem temas como a relação dos funcionários com gestores e líderes, ambiente de trabalho, desenvolvimento profissional, política de remuneração e transparência.

“Para ser um GPTW, os colaboradores da empresa respondem uma pesquisa e o RH um questionário sobre as práticas de gestão de pessoas. A percepção das pessoas tem o peso de 67% e as práticas avaliadas tem 33%. Para ser um GPTW a nota mínima na avaliação dos funcionários tem que ser 70%”, explica Carla Costa, diretora regional do Ranking da GPTW.

O Programa de Certificação gera um relatório de resultados e, no caso daquelas empresas que alcançam a nota mínima da pesquisa, ganha um selo, que pode ser usado pela organização para, por exemplo, reforçar a sua marca empregadora.

Após obter o Certificado GPTW, a próxima etapa para poder concorrer ao Ranking é fornecer detalhes sobre o perfil da organização, além das práticas culturais, que serão avaliadas juntamente com os comentários abertos da pesquisa feita com os funcionários. Uma cerimônica será realizada, em Salvador, para anunciar a lista das melhores empresas para se trabalhar. Para obter mais informações, os interessados devem acessar o site www.gptw.com.br/ranking.  Cerimônia GPTW Bahia 2016 (Foto: Sidney Haack / Arquivo CORREIO) Reconhecimento O desafio para as empresas que participam do levantamento e entram na lista é estar todos os anos no ranking. Segundo a diretora Carla Costa, as companhias presentes no ranking atraem muitos candidatos para trabalhar. “Ser um excelente lugar para trabalhar é bom para as pessoas, para os negócios e para a sociedade. Empresas que tratam bem seus funcionários geram mais engajamento, atraem mais talentos e geram melhores resultados de negócio”, ressaltou.

GPTW Considerada uma autoridade mundial no quesito ambiente de trabalho, o GPTW considera para seu veredito o clima organizacional, os comentários dos funcionários, práticas culturais das organizações e as relacionadas a gestão de pessoas. Dentre os critérios avaliados neste ano estão a qualidade de vida, perspectiva de crescimento e o relacionamento.

O instituto Great Place to Work (GPTW) é uma empresa global de consultoria e treinamento, fundada nos Estados Unidos, que realiza a pesquisa das melhores empresas para trabalhar em 59 países, em todos os continentes, envolvendo 10 mil companhias e 12 milhões de colaboradores. No Brasil, está presente há 26 anos.

GPTW Bahia 2018 No ano passado, a lista do GTPW Bahia contemplou 15 companhias. Foram avaliados critérios como credibilidade, respeito, imparcialidade, orgulho e camaradagem. Todos analisados para dimensionar o nível de confiança dos colaboradores e identificar as empresas, que foram homenageadas em uma cerimônia.

O ranking de 2018 foi dividido em duas categorias: Grandes Empresas e Médias e Pequenas Empresas, com ano base 2017. Na primeira, entraram na lista, seguindo a posição, as empresas Atento Bahia, Dínamo Engenharia, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Instituto Nordeste Cidadania e Supermercados GBarbosa. Entre as médias e pequenas, estão o Laboratório Leme, Laboratório Sabin, Distribuidora Martins, Kordsa Global, Juá Garden Shopping, Perini, Hospital Humberto Castro Lima, Topos Informática, Bravo Caminhões e Ônibus e Icatu Bahia.