Entenda por que uma foto de Macron com jovem causou tanta polêmica

Jovem tirou foto sorridente com o presidente da França e fez um gesto obsceno

  • D
  • Da Redação

Publicado em 2 de outubro de 2018 às 08:56

- Atualizado há um ano

. Crédito: Reprodução

O presidente da França Emmanuel Macron se envolveu em uma polêmica após fazer uma selfie durante uma visita à ilha de Saint-Martin. Na foto, ele aparece ao lado de um jovem que mostra o dedo médio, considerado um gesto obsceno. 

Macron aparece sorridente ao lado do jovem, que tinha deixado a prisão há pouco tempo. A líder da extrema direita, Marine Le Pen fez críticas à situação. "Nem sequer encontramos palavras para expressar nossa indignação. Francamente, a França não merece isso. É imperdoável", escreveu no Twitter. (Foto: Reprodução) Macron respondeu à provocação dizendo que ama cada filho da república.  “É por isso que lutei para vencer Marine Le Pen nas eleições, porque amo cada filho da República, independentemente das besteiras que tenha feito. Ele não escolheu o lugar que nasceu”, declarou durante uma coletiva de imprensa. 

Outros políticos da oposição também se manifestaram contra a foto. "O presidente da República em uma foto com um jovem que faz um gesto obsceno com o dedo. RIP (sigla em inglês Rest in Peace, que significa “Descanse em Paz” em português) a dignidade da função presidencial", tuitou Jean-Jacques Giannesini um representante do principal partido de oposição de Macron, Os Republicanos (LR).

Apesar da repercussão, Macron tentou minimizar a polêmica, e disse que "não se tira nada dos discursos de ódio".