Entre PSD e MDB: partidos que mais cresceram ou diminuíram no número de candidatos

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

  • Foto do(a) author(a) O Que A BA Quer Saber
  • O Que A BA Quer Saber

Publicado em 2 de novembro de 2020 às 06:30

- Atualizado há 10 meses

. Crédito: .

As eleições de 2020 serão as primeiras sem a formação de coligações para a disputa entre vereadores. Você deve estar achando que isso é algo muito técnico - e de certa forma é mesmo. Mas o efeito principal você tem visto todos os dias na rua.

O número de candidatos, tanto para vereador, como para prefeito, aumentou em mais de 4 mil se comparado à última eleição, em 2016. Mas, se a proibição de coligações é apenas para vereadores, por que cresceu também o número de candidatos a prefeito?

Outro efeito é o crescimento de candidatos entre os partidos mais próximos do poder, como PSD, PP e PT. Por outro lado, legendas tradicionais como o MDB, ou que vinham com destaque recente, como o PSL, despencaram no número de candidatos. Por que?

Nesse podcast, explicamos porque o fim das coligações partidárias levou a esses dois efeitos: o crescimento de candidatos a prefeito e porque alguns partidos cresceram no número de candidatos enquanto outros despencaram.

Como ouvir o podcast? Escolha o seu aplicativo favorito:

Para ouvir no Deezer, clique aqui. Para ouvir no Spotify, clique aqui. Para ouvir no Apple Podcasts, clique aqui. Para ouvir no Google Podcasts, clique aqui. 

Para esse podcast, levantamos dados de maneira exclusiva e ouvimos dois cientistas políticos e professores da UFBA: Paulo Fábio Dantas Neto e Clóves Oliveira.

Você também pode ouvir no player abaixo ou fazendo o download:

QUE PODCAST É ESSE? O que a Bahia Quer Saber é uma produção diária do CORREIO. Nele, trazemos sempre programas temáticos, debatendo algum conteúdo extremamente local - ou seja, um assunto que interessa direamente à vida de quem mora em Salvador e na Bahia.

MAS O QUE É PODCAST? É um programa de áudio igualzinho a um de rádio, mas que você pode ouvir quando, onde e como quiser - pulando, pausando ou adiantando os trechos, se preferir. Basta ter um aplicativo de músicas (como Spotify), um aplicativo para podcasts (do Google ou da Apple) ou simplesmente dar o play na janela acima.

>> Clique aqui para ver episódios anteriores do O Que a Bahia Quer Saber