Especialistas ensinam exercícios que aumentam a capacidade pulmonar

entre
17.05.2020, 08:00:00
(Ilustração: Morgana Miranda)

Especialistas ensinam exercícios que aumentam a capacidade pulmonar

Veja os movimentos e aprenda a respirar agora

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.


Calma, respire: não é qualquer falta de ar que deve ligar seu sinal de alerta em meio à pandemia da covid-19, doença respiratória que já provocou mais de 14 mil mortes só no Brasil. Antes de entrar em desespero, responda à pergunta: você está respirando da forma correta? Se não sabe, a hora de aprender é agora, apontam especialistas.

A partir de exercícios que trabalham postura e técnica, profissionais da área dão dicas de como aumentar a capacidade pulmonar para enfrentar o momento de tensão mundial e continuar respirando bem mesmo depois da quarentena. Afinal, a respiração é um movimento vital que traz equilíbrio e bem-estar.

“A partir de agora a gente tem que se olhar, se perceber, trabalhar essa respiração e não comprar esse medo. Tentar acalmar os sentidos e equilibrar todo o nosso sistema. É importante se cuidar, senão quando a pandemia acabar vai estar todo mundo doente”, aponta a fisioterapeuta e professora de pilates Larisse Rebouças, 32 anos.

A prática dos exercícios respiratórios não previne o coronavírus, destaca o fisioterapeuta Reinaldo Antunes, 42, especialista em UTI adulta e neonatal, mas traz benefícios como o desenvolvimento da elasticidade do pulmão e a melhora do retorno venoso, mantendo o equilíbrio entre gás carbônico e oxigênio. Ou seja, melhora a capacidade pulmonar total.

“Respirar bem provoca bem-estar. O exercício físico diminui seu nível de estresse, melhora o nível de humor, melhora a qualidade do sono, trabalha a concentração e trabalha a memória. São muitos benefícios, fora a melhora de força e capacidade respiratória”, destaca Antunes.

Dedicada a estudar esse movimento vital, a terapeuta de Renascimento Sistêmico Kareema Marinho, 60, trabalha tecnicamente com a respiração para fortalecer a existência humana. “A vida é um movimento que se chama respiração. Cada vez que você entra em sintonia com a respiração, sua respiração entra em sintonia com o universo”, explica.

Além de significar o real valor da vida, Kareema defende que a respiração é capaz de empoderar, principalmente quem tem mais de 60 anos. “A idade avançada vai levando as pessoas a acreditarem que estão no fim da vida. Mas eu respiro e estou plena. Sou feliz porque existo, estou saudável. A respiração nos devolve a independência e o empoderamento da nossa própria vida”, defende.

Aumente a capacidade de seu pulmão


***

O CORREIO entende a preocupação diante da pandemia do novo coronavírus e que a necessidade de informação profissional nesse momento é vital para ajudar a população. Por isso, desde o dia 16 de março, decidimos abrir o conteúdo das reportagens relacionadas à pandemia também para não assinantes. O CORREIO está fazendo um serviço de excelência para te manter a par de todos os últimos acontecimentos com notícias bem apuradas da Bahia, Brasil e Mundo. Colabore para que isso continue sendo feito da melhor forma possível. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/editorial-fotografado-a-distancia-une-tres-paises-na-quarentena/
O ensaio foi realizado pela plataforma Zoom, usando celular
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/matheus-buente-troca-chatice-academica-pelo-humor-para-contar-a-historia-de-salvador/
Lives do humorista e professor de História são fontes de informação e diversão na quarentena; veja vídeos
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/bau-de-marrom-a-bahia-tambem-ensina-ao-mundo-como-cantar-e-dancar-forro/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/copo-de-leite-faz-haddad-acusar-bolsonaro-de-brindar-supremacistas-brancos-entenda/
Leite tem sido usado como símbolo por neonazistas nos EUA; petista enxergou provocação após repercussão de mortes de homens negros. Presidente nega
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/anastacia-comemora-80-anos-com-muito-forro/
Cantora e compositora lança EP com produção de Zeca Baleiro e parcerias com Mariana Aydar, Chico César e Amelinha
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/nizan-guanes-vai-entrevistar-roberto-medina-abilio-diniz-e-washington-olivetto/
As entrevistas são parte do Sunday Night Live que o publicitário tem realizado em sua conta do Instagram
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/luiz-caldas-substitui-sanfona-por-guitarra-em-disco-de-forro/
Álbum é o centésimo em projeto do músico que prevê um lançamento temático por mês
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/youtuber-compra-mansao-de-r-65-milhoes-apenas-para-gravar-videos/
Camila Loures disse que seguirá morando em sua antiga residência
Ler Mais