Esperança renovada

artigo
11.01.2019, 05:00:00

Esperança renovada

José Abelardo Meneses é conselheiro e corregedor do Cremeb

Iniciamos um novo ano com os desejos e a esperança de sempre. No entanto, há uma expectativa no ar de novos tempos para a assistência à saúde. Como portal de entrada está à frente da pasta o Dr. Luiz Henrique Mandetta, médico ortopedista atuante, que conhece a fundo os problemas enfrentados pelos dois atores indispensáveis no atendimento: o paciente e os profissionais de saúde. Ele está formando sua equipe sem interferência direta da política.

Neste contexto, o médico deve assumir o papel de destaque que sempre lhe foi reservado e que nos governos do PSDB e PT/PMDB foi gradativamente escamoteado. Não é sem razão que se percebe claramente a sua substituição por teóricos que muito entendem de saúde pública até que se lhes apresente um paciente.

Permaneceram no poder desde o segundo governo de Fernando Henrique Cardoso quando assumiu a pasta o economista José Serra, seguido por outro economista, três médicos políticos, um político de profissão, um bioquímico e sanitarista, dois médicos sanitaristas, um engenheiro civil e um advogado, todos com inserção político-partidária. Óbvio que não poderia dar certo.

E a voz do médico foi aos poucos sendo abafada. Programas foram criados com o afastamento do médico do seu papel de protagonista. Fizeram a “desmedicinização” do atendimento à saúde.

Lembro-me de um evento sobre assistência ao parto proposta pelo governo do Estado quando a parturiente seria atendida apenas por enfermeiros e não em equipe de saúde como está estabelecido na Lei 7.498/1986.

Depois de longo debate procurei saber na plateia quantas das defensoras da proposta tiveram seus filhos apenas com enfermeiros. Pasmem, leitores: nenhuma se submeteu ao atendimento exclusivamente por seus colegas de profissão.

Cautelarmente esclareço que não estou a desqualificar a profissão dos enfermeiros, por quem tenho estima, consideração, apreço e respeito nestes quase 40 anos de exercício profissional. A questão é contextualizar o que foi feito com a medicina nestes 20 anos de visão equivocada quanto a assistência de qualidade para todos.

Isto se pulverizou por várias áreas de atendimento, inclusive com o Programa Mais Médicos (PMM) que mantinha perfeita analogia com o trabalho escravo, ludibriava a população mais necessitada e desviava recursos para a ditadura de Cuba. O que assistimos com perplexidade foi o aviltamento da atividade médica e a introdução do atendimento à saúde de segunda classe.

Com o governo que ora se inicia já se percebe algumas mudanças, a começar pelo novo Programa Mais Saúde. Um outro fato digno de nota foi a atitude da pediatra Mayra Pinheiro, Secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde ao acolher os desertores cubanos que pretendem se submeter ao Revalida. Esta sim uma insofismável demonstração de solidariedade humana e compromisso social.

José Abelardo Meneses é conselheiro e corregedor do Conselho Regional de Medicina da Bahia (Cremeb)


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/fernanda-young-morre-aos-49-anos-em-sitio-da-familia-em-minas-gerais/
Atriz, escritora e roteirista sofreu crise de asma e parada cardíaca
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/verdadeiro-ou-falso-videos-deepfake-estao-cada-vez-mais-reais/
Manipulação de imagem com uso de inteligência artificial diverte, mas acende alerta para disseminação de notícias falsas
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/taylor-swift-lanca-o-lover-o-setimo-album-de-sua-carreira/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/banda-paulista-o-terno-apresenta-novo-album-no-tca-nesta-sexta-23/
Disco <atrás/além> é o quarto da carreira do trio liderado por Tim Bernardes
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/rita-beneditto-apresenta-tecnomacumba-no-ic-encontro-de-artes/
Show acontece no Goethe-Institut nesta sexta (23), às 20h
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/suspeito-de-golpe-milionario-tem-prisao-preventiva-decretada-na-bahia/
Homem mentiu para a família e disse que ficou rico após ganhar na Mega-Sena
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/skatista-de-11-anos-pode-representar-o-brasil-na-olimpiada/
Rayssa Leal estará em Lauro de Freitas neste fim de semana para disputar Circuito Brasileiro de Skate
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/gilberto-gil-e-carlinhos-brown-agitam-a-semana-do-clima/
Artistas defenderam o meio ambiente e a luta pela preservação da natureza
Ler Mais