Estado do Rio suspende cirurgias eletivas por 30 dias

saúde
14.01.2022, 15:00:00
Atualizado: 14.01.2022, 15:02:19

Estado do Rio suspende cirurgias eletivas por 30 dias

Decisão foi tomada por conta do aumento de casos de covid

O aumento de casos positivos de covid-19 no Estado e o alto índice de profissionais da saúde infectados pela doença fez o governo do Rio suspender as cirurgias eletivas em todos os 92 municípios a partir da próxima semana. A medida tem previsão inicial de durar por 30 dias, prazo que poderá ser revisto de acordo com a situação epidemiológica do Estado.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), um em cada cinco profissionais que atendem em unidades do Estado estão afastados devido à covid-19. "Excepcionalmente neste momento, por conta da alta incidência da covid aqui no Estado, com acometimento tanto dos profissionais de saúde como de pacientes internados, deliberamos a suspensão da cirurgia eletiva por um período de até 30 dias. Obviamente, isso pode ser revisto num período anterior", declarou o secretário Alexandre Chieppe.

"Isso visa proteger eventuais pessoas que vão se internar para cirurgias que podem ser postergadas, para evitar que elas venham a se infectar, e também pelo fato de a gente ter uma parte importante dos profissionais de saúde afastados por conta da infecção", sustentou Chieppe.

A SES informou que o detalhamento das ações será informado "nos próximos dias".

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas