Estouro de boiada do PSL na Câmara

satélite
09.10.2019, 09:31:38

Estouro de boiada do PSL na Câmara


Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.


Deputados federais da Bahia com trânsito nas mais variadas alas do Congresso dão como certa a debandada de ao menos metade da bancada do PSL na Câmara, composta por 53 membros. As articulações, segundo apurou a Satélite, eram conduzidas a portas fechadas por um grupo de parlamentares leais ao presidente Jair Bolsonaro, mas deixaram os gabinetes com o agravamento das denúncias em torno das candidaturas “laranjas” do PSL, cujas investigações respingam sobre o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antonio, cacique do partido em Minas. A fala em que Bolsonaro pede a um apoiador que “esqueça o PSL”, vazada ontem, acelerou o processo. Patriota e Avante foram os mais apontados por deputados da Bahia entre prováveis abrigos de Bolsonaro e os dissidentes, que migrarão em bloco para a nova casa.  

Bico fechado 
Integrante da tropa de Bolsonaro no PSL, a deputada baiana Dayane Pimentel disse que só vai se posicionar após manifestação oficial do presidente, embora não negue deixar a sigla.

Presente de padrinho
Ex-secretário estadual de Infraestrutura Hídridrica e Saneamento e ligado ao ex-ministro Mario Negromonte, Cássio Peixoto ganhou um cargo de chefia na Superintendência do Ministério da Agricultura na Bahia, onde é servidor de carreira. Exonerado pelo governador Rui Costa (PT) no início do ano, Peixoto foi o número dois de Negromonte na pasta das Cidades até 2011 e comandou a Bahia Pesca de 2013 a 2017. De acordo com cardeais do PP no estado, a nomeação de Peixoto faz parte de um acordo do núcleo político do Palácio do Planalto para atrair o apoio do filho de Negromonte, o deputado federal Mario Júnior (PP).

Idas e vindas
O secretário de Turismo de Salvador, Cláudio Tinoco, deve desembarcar no Rio de Janeiro,  quinta-feira da semana que vem, para se reunir com o CEO mundial do Grupo Pestana, José Theotónio, para discutir o futuro do hotel da rede no Rio Vermelho. O encontro foi pré-agendado por Tinoco após o Pestana abrir negociações com outros investidores interessados no empreendimento. Fontes que participam das conversas afirmam que a ideia é transformar o espaço em um misto de residencial e hotelaria.

Na barganha
Pressionada pela bancada de oposição na Assembleia Legislativa, a secretária estadual de Relações Institucionais, Cibele Carvalho, ofereceu ontem um tipo de escambo para quitar emendas impositivas não pagas pelo governo do estado. Durante encontro com os deputados oposicionistas, Cibele propôs trocar os valores por ambulâncias, veículos policiais e equipamentos agrícolas, entre outros, que serão entregues pouco a pouco pelo governo em nome dos parlamentares. A proposta agradou a turma.

Santa ceia
Nome da comitiva política que participará da canonização de Irmã Dulce no Vaticano, o deputado José Rocha (PL) atribui sua ida ao passado com a freira: “Fui médico no Hospital Santo Antônio em 1976 e almoçava com ela toda terça. Sempre cozido”.

"Não sei porque as pessoas falam que não podem conversar. Em 2012, quando fui candidato a prefeito, fiz  aliança com o PV, partido historicamente ligado à esquerda e ao PT, e trouxe para o DEM" -  ACM Neto, prefeito de Salvador, ao afirmar que não há embargo à eventual ida do secretário municipal de Saúde, Leo Prates, para o PDT

***

O CORREIO entende a preocupação diante da pandemia do novo coronavírus e que a necessidade de informação profissional nesse momento é vital para ajudar a população. Por isso, desde o dia 16 de março, decidimos abrir o conteúdo das reportagens relacionadas à pandemia também para não assinantes. O CORREIO está fazendo um serviço de excelência para te manter a par de todos os últimos acontecimentos com notícias bem apuradas da Bahia, Brasil e Mundo. Colabore para que isso continue sendo feito da melhor forma possível. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/youtuber-compra-mansao-de-r-65-milhoes-apenas-para-gravar-videos/
Camila Loures disse que seguirá morando em sua antiga residência
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/daniela-faz-live-nesta-sexta-feira-29-com-transmissao-no-multishow/
Apresentação da cantora será em casa e terá clássicos como O Canto da Cidade, além de canções novas
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/na-frente-do-stf-bolsonarista-sara-winter-xinga-moraes-e-ameaca-persegui-lo-assista/
Alvo de operação da PF contra rede de fake news, ativista convocou manifestantes para acampar na frente da casa de ministro do Supremo
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/duster-2021-veja-tudo-que-mudou-no-suv-da-renault/
Jornalista automotivo testou o modelo e apresenta suas impressões
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/novelas-classicas-chegam-ao-globoplay-e-a-favorita-e-a-primeira/
'Laços de Família', 'Vale Tudo' e 'Tieta' estão entre as próximas
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/sao-joao-parte-1-dia-de-tradicao-antecipada-teve-licor-e-forro-em-familia-em-salvador/
Para aliviar tensão da pandemia, muita gente recorreu ao humor e, claro, ao rango típico nessa segunda-feira atípica
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/anitta-x-leo-dias-entenda-o-conflito-entre-a-cantora-e-o-jornalista/
Cantora afirmou que era ameaçada e chantageada há alguns anos
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/veja-dicas-para-se-dar-bem-nas-selecoes-de-emprego-pela-internet/
Especialistas selecionam uma série de orientações importantes para fazer bonito nas entrevistas
Ler Mais