EUA proíbem importação de petróleo da Rússia como sanção à guerra na Ucrânia

mundo
08.03.2022, 14:28:00
(AFP)

EUA proíbem importação de petróleo da Rússia como sanção à guerra na Ucrânia

De acordo com Biden, a decisão foi tomada em estreita coordenação com os aliados dos Estados Unidos

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou nesta terça-feira (8) que ordenou um embargo às importações americanas de petróleo e gás russos. A decisão é mais uma sanção em resposta à invasão da Ucrânia. De acordo com Biden, a decisão foi tomada em estreita coordenação com os aliados dos Estados Unidos. 

A Rússia é maior exportador mundial de petróleo e gás natural. O país foi submetido a sanções financeiras globais por causa da guerra na Ucrânia, mas até agora suas exportações de energia estavam isentas.

Reportagem da Folha destaca que o impacto econômico de um conflito envolvendo o maior exportador de petróleo e gás do mundo e dois de seus maiores produtores de grãos e metais também se intensificou nesta terça-feira (8), alimentando preocupações de que isso possa atrapalhar a recuperação global da pandemia de coronavírus.

A Rússia prometeu cortar o gás da Europa caso fosse proibida de vender o petróleo produzido no país. 

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas