Ex-Bahia, Edson consegue fugir da Ucrânia: 'Nem parece que é verdade'

Jogador está na Hungria e deve voltar ao Brasil nos próximos dias

  • D
  • Da Redação

Publicado em 28 de fevereiro de 2022 às 15:46

- Atualizado há um ano

. Crédito: Felipe Oliveira/EC Bahia

Após cinco dias de tentativas frustradas, veio o alívio: o volante Edson, que estava no Bahia até o início da atual temporada, conseguiu sair da Ucrânia. Em meio à invasão russa ao país, o jogador de 23 anos, que hoje defende o Rukh Lviv, cruzou a fronteira com a Hungria nesta segunda-feira (28).

O atleta tentou várias vezes entrar na Polônia, ao lado do companheiro de time Talles Brenner, ex-Fluminense e Vila Nova, e de Jéssika Ariani, namorada de Talles, mas o grupo foi barrado consecutivamente.

No domingo (27), os três conseguiram ajuda de uma rede brasileiros que moram na Europa, a Frente BrazUcra, que está se mobilizando para resgatar compatriotas, e finalmente deixaram a Ucrânia.

"Em solo húngaro, graças a Deus! Muito obrigado a todos. Agora, vamos procurar um lugar para comer, descansar um pouco, para chegar logo na capital, Budapeste, e depois ir ao aeroporto", publicou Edson por volta das 7h desta segunda (28)."Nem parece que é verdade. Fica aqui a torcida para as pessoas que não conseguiram sair da Ucrânia, que possam sair o mais rápido possível. Oremos pela paz na Ucrânia", completou. Edson conseguiu deixar a Ucrânia após cinco dias de tentativas (Foto: Reprodução) Além das tentativas de entrar na Polônia, o grupo também tentou ir para a Eslováquia, mas se deparou com uma fila de 40km de trânsito. Os três então rumaram em direção à fronteira com a Hungria, onde finalmente conseguiram atravessar e deixar a Ucrânia. Eles seguirão até Budapeste, e de lá planejam pegar um avião para retornar ao Brasil.

Edson chegou à Ucrânia há dois meses, para atuar pelo Rukh Lviv. O clube é sediado na cidade de Lviv, no Oeste do país e a 469 km de distância da capital Kiev. O volante deixou o local na quinta-feira (24), e seguiu em busca de refúgio na Polônia. Os brasileiros fizeram parte do percurso a pé, mas, na fronteira, foram barrados. 

No sábado (26), o ex-Bahia havia narrado mais um dia de tentativas frustradas de entrar na Polônia. "Só nós sabemos o que estamos passando esses dias aqui, cada humilhação, desaforo, nãos que a gente vem tomando uma hora vamos ser honrados. Tô com muito orgulho da nossa força e coragem pra enfrentar isso tudo", publicou Edson em foto com os amigos.

"A cada oportunidade que temos de sair vibramos iguais crianças, mesmo sabendo que não temos certezas. Tenho fé que nossa hora vai chegar e vamos estar sorrindo com nossos familiares e amigos", completou o jogador, que também narrou dias de fome e privação de sono."Estamos indo para o quarto dia sem sequer tirar o tênis do pé, dá para acreditar nisso? Sim, quase quatro dias sem tomar banho, sem dormir em uma cama, apenas cochilos em alguma cadeira. Somente hoje (sábado) comemos algo mais constante que foi um peito de frango, outros dias era só chips de batata e biscoito recheado", escreveu."A ignorância aqui na fronteira é muito grande, vocês não têm noção, tudo é motivo pra gritar com estrangeiros", seguiu o jogador. Edson fez questão de agradecer o "apoio de familiares, todos amigos, aos consulados de outros países que estão nos procurando pra ajudar e a todas as pessoas do mundo que está tentando ajudar a gente".

O volante, de 23 anos, atuou pelo Bahia por três temporadas antes de ir ao Rukh Lviv, no início deste ano. Ele chegou ao Esquadrão em 2019, para fazer parte do time de transição. Ganhou destaque e passou a integrar o elenco profissional. Inclusive, fazia a pré-temporada com o grupo treinado por Guto Ferreira, mas foi negociado diante da investida do Rukh Lviv.

Ao todo, Edson disputou 45 partidas com a camisa tricolor e faturou dois títulos: Campeonato Baiano de 2020 e Copa do Nordeste de 2021.