Ex-servidores do Detran envolvidos em falsificação de sentenças são alvos de operação

Cada sentença falsificada dava o direito de sacar em média R$ 20 mil

  • D
  • Da Redação

Publicado em 30 de setembro de 2021 às 07:24

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Natália Verena/SSP

Ex-servidores do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran) envolvidos em falsificação  de sentenças nos períodos de 2018 e 2019 são alvos de uma operação realizada nessa quinta-feira (30) pelo Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco), por meio da Delegacia  dos Crimes Econômicos e Contra a Administração Pública  (Dececap).

"O grupo atuava com falsificação de documentos públicos, inserção de documentos falsos em sistema de informação e estelionato. Cada sentença falsificada dava o direito de sacar em média R$ 20 mil", disse a titular da Dececap, delegada Márcia  Pereira.

Denominada Santaluz, a operação dessa quinta-feira  faz parte da Operação Cangalha, que consiste em uma série de ações de enfrentamento a organizações criminosas em todo o Nordeste do Brasil, por meio da Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça (SEOPI/MJ).

Operação Cangalha O Departamento  de Repressão e Combate a Crime Organizado  (Draco) cumpriu quatro dos cinco mandados de prisão dos alvos da 'Operação  Cangalha', deflagrada no último 15 de setembro, que consiste em uma série de ações de enfrentamento a organizações criminosas. 

Essa ação realizada pela Coordenação de Repressão a Extorsão  Mediante Sequestro visava cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão contra quadrilhas envolvidas nesta prática em Salvador e na Região Metropolitana.

"É uma operação com apoio da Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça (SEOP/MJ). Trata-se de uma série de ações em todo o Nordeste, visando o combate ao crime  organizado com participação de todos os Dracos", explicou  o diretor do Draco da Bahia, delegado José Alves Bezerra Júnior. Participam também da operação equipes da Coordenação de Operações Especiais  (COE).