Famosos lamentam morte de Moraes: 'Gênio da nossa música'

Baby do Brasil e Paulinho Boca relembram parceria de sucesso no Novos Baianos

  • D
  • Da Redação

Publicado em 13 de abril de 2020 às 12:41

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

A morte de Moraes Moreira aos 72 anos, divulgada em primeira mão pelo Blog do Marrom nesta segunda-feira (13) entristeceu os brasileiros, inclusive os famosos e políticos. A cantora Daniela Mercury fez uma homenagem ao cantor e disse estar "devastada" com a morte do baiano. Já o cantor capixaba Silva chamou Moras de "um dos maiores gênio da nossa música".

Leia abaixo as despedidas:

Baby do Brasil, cantora: Que notícia! Que susto! Que inacreditável! Moreirinha foi? Ele foi para a Glória?! Estava ontem aqui na terra conosco! Estava tudo bem! Estava em quarentena, na sua casa! Foi dormir e partiu? Que impacto isso nos causa! Só orando o “Pai Nosso” para acalmar o nosso interior! Nesse momento tão sobrenatural eu quero agradecer a Deus pela fé que ele me deu, impregnando em mim a certeza da eternidade e a certeza de que ninguém morre! Que o plano divino nos reserva o melhor, no lado de lá! E é com toda a fé na Palavra de Deus que eu oro e clamo ao Espírito Santo, o “Consolador”, que venha com seu amor sobre todos nós da sua família musical, e sobre todos da sua família da terra, seus filhos, seus irmãos, todos os parentes e amigos e todos que passaram por sua vida, nos trazendo a revelação mais profunda sobre o que é passar da terra  para a eternidade, onde tudo é perfeito! “Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem penetrou em coração humano algum, aquilo que eu tenho preparado para aqueles que me amam” (1Coríntios 2:9).

Blog do Marrom: Ouça depoimento exclusivo de Paulinho Boca, um dos grandes amigos e parceiros de Moraes

Gilberto Gil, músico: Menino do sertão da Bahia, ouviu encantado a música do mundo e fez dela seu universo expressivo. Deixa saudade e uma grande obraVer essa foto no InstagramMenino do sertão da Bahia, ouviu encantado a música do mundo e fez dela seu universo expressivo. Deixa saudade e uma grande obra

Uma publicação compartilhada por Gilberto Gil (@gilbertogil) em 13 de Abr, 2020 às 8:32 PDTGal Costa, cantora: "Muito triste saber da partida do Moraes Moreira. Eu que gravei tantas canções dele, incluindo "Festa do Interior", que foi um grande sucesso popular e foi tocada pelo Brasil inteiro. Que ele fique em paz, que esteja em um lugar lindo e maravilhoso. A gente perdeu uma pessoa maravilhosa e um músico, compositor, incrível. Quero mandar um beijo de conforto à família dele, mulher e filhos".

Bebel Gilberto, cantora:Ver essa foto no InstagramMoraes Moreira , meu amor.. descanse em paz! Moraes foi uma das pessoas que mais convivi na minha vida . Éramos parceiros , e éramos tbm muito amigos . Além dos nossos pais terem sido tão próximos desde antes deu nascer.. Moraes sempre foi família pra mim. Aqui nesta foto : estávamos rezando na missa do papai de sétimo dia . #luz #saudade e muita #musica . O brasil vai sentir sua falta .????????❤️✨ beijos infinitos a Davi Moraes & Ciça Moraes amo vocês ❤️ #acabouchorare foi escrita pra mim , qdo fui visitar os novos bahianos com meu pai de carro no meio da madrugada .. eu tinha apenas 5 anos . Estavamos no carro e qdo chegamos ,acordei com todos eles em volta de mim. Sai do carro , escorreguei no chão ainda sonolenta ,sem entender bem aonde estava e abri o maior berreiro. ✨Moraes então escreveu “acabou chorare”. E assim nossa história começou. ???? ✨✨✨✨✨????????

Uma publicação compartilhada por Bebel Gilberto (@bebelgilberto) em 13 de Abr, 2020 às 8:48 PDTMaria Rita, cantora: Ver essa foto no Instagrammoraes ele foi descansar. o avô da minha filha. o cara de quem ela tinha medo quando neném e que logo se tornou um de seus melhores amigos. descansando. a idéia é inconcebível: ele era enorme. talento, inteligência, generosidade, volume, voz, cabelo. era isso que assustava a neném. mas a sua alma, ela era também enorme. e foi essa alma enorme que conquistou aquela neném, com paciência, graça e amor. eu escrevo aqui sobre o avô da minha filha pq escrever sobre o cara me causa emoção maior. minha admiração vem de berço. que talento, que facilidade em compor e escrever — e aquele violão? e os cordéis, que o levaram à academia brasileira? e aqueles textos? enormes no sentimento, na indignação, no amor ao seu país, à sua cultura. o mais forte? pra mim? o texto que ele escreveu pra neta quando ela nasceu. se um dia ela me autorizar, compartilho com vocês. mas nem preciso dizer mais nada: vindo de moraes, só podia ser enorme…

Uma publicação compartilhada por Maria Rita (@mariaritaoficial) em 13 de Abr, 2020 às 9:06 PDTDaniela Mercury, cantora: "Estou devastada com a morte de Moraes. Meu amigo, um gênio da música brasileira, uma fundamental referência para todos nós. Ele sempre foi o nosso poeta do carnaval. O primeiro a colocar voz em um trio elétrico. Dono de um repertório carnavalesco único, já no início da minha carreira me deu a canção “Monumento Vivo”, uma obra prima. E eu pude cantar muitas vezes suas canções nos meus quase 40 anos de trio elétrico. Ainda ganhei de Caetano a canção “Axé, Axé” onde diz: , “Moraes Moraes, SEU nome é Salvador”. Moraes é um grande mestre da música brasileira no mundo, um mestre para mim e para todos que amam música. O trio elétrico está de luto. O Axé está de luto. Muita saudade. Um beijo carinhoso para a família", escreveu.

Silva, músico: "Perdemos um dos maiores gênios da nossa música. Tivemos momentos juntos que vão ficar em minha memória pra sempre. Quanta energia, quanta potência. Moraes, muitíssimo obrigado por tudo! Estará pra sempre no meu coração e nas minhas cordas vocais! "

Bell Marques, cantor: "Moraes querido amigo, tudo na vida passa, mas nem tudo se esquece. Todas as vezes eu eu subir em um palco e fechar os olhos, vou lhe encontrar nas minhas canções. Você foi a minha inspiração, queria cantar como você, lhe imitando eu comecei a minha história. Hoje, numa segunda-feira chuvosa, recebo essa triste notícia que você nos deixou. Sinto muito por todos nós, você foi a inspiração para uma geração de grandes artistas".

Margareth Menezes, cantora: Ver essa foto no InstagramMeu coração chorou com a partida desse Mestre da nossa MPB. O legado de Moraes Moreira fica como um símbolo da grandeza da produção musical baiana da sua geração. Uma referência revolucionária no campo da arte de compor e tocar musica popular, música de carnaval, música afro baiana, música pop urbana, pensamento transcendental, urbano e universal. Diversidade melodia e harmônica, capacidade e sintetizar rock, ijexá, bossa-nova nova, frevo e samba. Fez o Brasil subir a Ladeira e não deixou as Três Raças do Brasil sem poesia. Valeu, demais. Adeus Seu Moraes, até um dia. ⭐️⭐️????????⭐️????????⭐️????????⭐️????????⭐️????????⭐️????????⭐️????????????????⭐️????????????????⭐️????????⭐️????????⭐️????????⭐️????????⭐️????⭐️ #ripmoraesmoreira #moraesmoreira @moraesmoreiraoficial ????

Uma publicação compartilhada por Margareth Menezes (@margarethmenezes) em 13 de Abr, 2020 às 9:02 PDTWalcyr Carrasco, novelista: "Moraes Moreira, nosso grande-velho-novo baiano, nos deixou hoje. Aqui fica uma herança gigante de arte para a história. Descanse em paz, Moraes Moreira!"

Ingrid Guimarães, atriz: "Moraes meu querido. Meu primeiro sogro. Minha adolescência ao som de suas músicas em cima do seu trio elétrico. Quantos shows eu acompanhei, quantos hotéis ao som de violão e risadas. Quantos amanheceres na praça Castro Alves no fim do carnaval (Moraes foi o primeiro artista a cantar em um trio elétrico no Carnaval com Dodô e Osmar. )Ainda bem que a pouco consegui te ver falando poemas na peça dos Novos Baianos e te dei esse último abraço. Que a gente tenha a chance de te homenagear quando tudo isso passar. Acabou chorare e ficou tudo lindo ... meus sentimentos, Cecília e Davi"

Nando Reis, cantor: "Se houve um banda que fez minha cabeça foram Os Novos Baianos. Uso o plural porque não era só uma banda mas um bando de gente talentosa que juntos, produziram a música que colou a tradição do samba com a cultura do rock".

Luiz Thunderbird, músico e apresentador: "Moraes Moreira nos deixa pra encantar o céu. Por aqui, ele fez a alegria do Brasil. Encontrei c/ ele poucas vezes, mas foram marcantes. Inesquecível show que assisti no Festival de Águas Claras, ele, o violão, nos entretendo por duas horas. Vai sereno, Moraes"

Leoni, cantor: "Que tristeza enorme. Moraes é dos grandes da nossa música. Foi roqueiro antes do tempo, revolucionou o carnaval, foi o principal compositor dos Novos Baianos, minha banda preferida de todos os tempos, escreveu poemas, deixou um repertório maravilhoso. Os dias vão ficando mais escuros e rasos".

Maitê Proença, atriz: "Extraordinário Moraes Moreira. Gravamos com ele numa noite de natal. Contou tantas historias...Cada caso remetia pra uma musica que ele tocava e cantava pra gente com aquele seu suingue especial. Tudo fluía. Que homem gentil, que músico delicioso. Que sujeito afetivo, divertido, encantador! Siga em paz companheiro"

Mara Maravilha, apresentadora: "Tive a honra de receber o querido Moraes Moreira no palco do Show Maravilha! Gravei também em 1994, a música Amazônia, de sua composição. Esse incrível cantor e compositor deixará saudades!"Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por Mara Maravilha (@maramaravilhaoficial) em 13 de Abr, 2020 às 8:10 PDTEsporte Clube Bahia: "A Bahia e o Bahia choram. Um dos maiores ícones da nossa Música e Carnaval, o eterno Moraes Moreira nos deixou nesta manhã chuvosa de segunda-feira. Ai ai, saudade, você vai nos matar."

Flamengo: O Clube de Regatas do Flamengo lamenta profundamente a morte do músico e ilustre rubro-negro Moraes Moreira. Muita força aos familiares e amigos neste momento tão triste.

ACM Neto, prefeito de Salvador: Moraes Moreira foi de um dos mais brilhantes e completos artistas baianos, criador de grandes clássicos da MPB. Com presença marcante na história do Carnaval da Bahia, ele projetou com elegância a maior festa popular do planeta para cada esquina do Brasil e do mundo. Ele será sempre lembrado não somente pelo que fez para a projeção do nosso Carnaval, mas, sobretudo, pela consistência de seu trabalho autoral. Aos amigos e familiares de Moraes Moreira, os meus profundos sentimentos.

Rui Costa, governador da Bahia: "Com muito pesar, recebi a notícia do falecimento do cantor e compositor baiano Moraes Moreira. Ícone de várias gerações, Moraes marcou a vida do país em momentos de alegria e reflexão. Ao lado dos parceiros dos Novos Baianos, transformou a MPB, renovando o samba e outros ritmos. Como primeiro cantor de trio, ensinou ao mundo como carregar multidões e espalhar a felicidade. E, para coroar, é um dos criadores de um dos hinos do Carnaval baiano: Chame Gente. E isso é só uma pequena amostra de suas realizações, ao longo de cinco décadas de carreira. Sua história nos fará sentir muita falta do seu talento, da sua sensibilidade e da cumplicidade com o público. Meus sentimentos aos familiares, amigos e fãs desse grande mestre!"

Cláudio Tinoco, vereador e ex-secretário de Cultura de Salvador: "Tive a alegria de articular a sua volta ao Carnaval em 2010, nos 60 Anos do Trio Elétrico, de forma digna e à altura da sua obra, depois de dez anos ausente da festa que ele consagrou. Como disse o próprio Moraes Moreira, um bom Carnaval se faz com passado, presente e futuro. E tenho certeza que ele está imortalizado na festa que ajudou a fundar".

Leo Prates, secretário de Saúde de Salvador: "Acabo de saber que nesta noite perdemos Moraes Moreira, aos 72 anos. Um dos mais importantes artistas da música popular brasileira. Eterno novo baiano, deu voz ao trio elétrico, e levou a música da nossa terra para o mundo. Hoje é um dia de saudade".

Pablo Barrozo, secretário de Cultura de Salvador: "A contribuição de Moraes Moreira para a música baiana e brasileira é imensurável. Ao lado de Armandinho, Dodô & Osmar, foi um dos primeiros artistas a cantar em um trio elétrico no Carnaval. É uma perda muito grande para o nosso estado, mas ele irá se manter vivo nas músicas e obras que deixou em vida".

Ciro Gomes: Lamento muito a partida deste amigo e grande artista brasileiro. Moraes Moreira inspirou gerações com suas lindas músicas e poesia.Neste momento de gde aflição do nosso povo,perder sua voz e seu talento é desalentador. Acabou Chorare agora na vitrola! Fique com Deus, amigo!