Fazenda baiana ganha maior prêmio nacional de restauração de patrimônio histórico

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

  • Foto do(a) author(a) Ronaldo Jacobina
  • Ronaldo Jacobina

Publicado em 25 de agosto de 2018 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

(Foto:Divulgação) Fazenda Engenho D´Àgua funciona como pousada e espaço para eventos Depois de conseguir o tombamento estadual, a Fazenda Engenho D´água, em São Francisco do Conde, comemora mais uma conquista. O trabalho de restauro, realizado com recursos próprios pelo proprietário Mario Augusto Nascimento Ribeiro, faturou o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, do Instituto Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o mais importante do país na área de preservação de patrimônio. O projeto Restauração e Revitalização da Fazenda Engenho D´água foi escolhido pelos 20 membros da Comissão Nacional de Avaliação que analisaram iniciativas do Brasil inteiro. A cerimônia de entrega do prêmio, no valor  de R$ 30 mil, acontecerá em novembro em Belém, no Pará. O reconhecimento abre caminho para um futuro tombamento nacional, um dos maiores desejos do proprietário. 

Musical premiado chega a Salvador (Foto:Divulgação) Cantora Watusi voltou à cena no musical que está percorrendo o Brasil Depois de passar por quatro capitais e ser visto por mais de 22 mil espectadores, o musical Eu vou tirar você deste lugar – As canções de Odair José, chega a Salvador para três apresentações, de 7 a 9 de setembro, às 20h, no Teatro Casa do Comércio. Com dramaturgia e direção do baiano Sérgio Maggio, o musical coloca em cena temas musicados por um dos maiores ídolos da canção romântica e popular no Brasil (10 milhões de discos vendidos na década de 1970). Dentre os artistas em cena, está a cantora Watusi, primeira brasileira negra a estrelar um show no mítico Moulin Rouge, em Paris, e que, por 12 anos, estrelou Golden Rio, em parceria com o saudoso Grande Othelo. O espetáculo foi classificado pelo Musical Cast (SP), como um dos 10 melhores musicais genuinamente brasileiros produzidos neste século.

Acessibilidade Durante a temporada baiana do musical haverá, em todas as sessões, acessibilidade para surdos através da linguagem de libras. Após a sessão do sábado, os artistas promoverão o painel Yes, nós temos musical brasileiro!, além da oficina Dramaturgia para Musical, ministrada pelo autor e diretor Sérgio Maggio, que acontecerá gratuitamente no dia 6 de setembro (das 14h às 17h e das 19h às 22h).  “Chegar em Salvador, onde eu tive contato com teatro na minha adolescência, é um sonho gestado desde que o espetáculo estreou em 2014”, comemora o baiano.Gastronomia na balada  (Foto:Divulgação) Dupla de DJs The Otherz comanda balada no Othon  Os gêmeos Rafael e Ricardo Cal, da Oquei Entretenimento, vão transformar o restaurante Lampião, no Othon Palace Hotel, em Ondina, no point do verão. A partir desta quinta-feira (30), às 20h, o espaço vai sediar a primeira edição baiana da Raro Sky Bar, uma festa que vai reunir gastronomia e música eletrônica. O projeto, que já acontece em duas unidades da rede hoteleira - Belo Horizonte e Rio de Janeiro - começa com um jantar, assinado pelo chef do hotel, Newton Nonato, até as 23h, e depois segue com uma balada até as duas da madrugada. O evento se repetirá todas as quintas-feiras, até o final do verão. Nesta primeira edição, o DJ convidado é a dupla mineira The Otherz. Peneira fina E por falar nos Cal, a dupla vai promover mais uma edição da festa Cassino Royale, no próximo dia 31, às 23h, no Pestana Convento do Carmo. A balada, exclusiva para convidados, terá no line up os DJs Santti, The Otherz, Mel Angelim e Gueri, dentre outros. 

Carne na brasa (Foto:Divulgação) O chef Roberto Ravioli volta a Salvador para comandar cozinha na brasa A onda de churrasco invadiu a Bahia. No dia 25 de novembro, 15 estações de assados serão montadas no Terminal Náutico para um dia inteiro dedicado às várias técnicas de assar a carne. Nesta segunda edição do BarbeerCue Salvador, serão ofertados mais de 30 opções de assados para serem degustados livremente. Um dos chefs convidados é o paulistano Roberto Ravioli, do Programa É De Casa (Rede Globo), que vai servir uma porchetta na brasa, receita italiana com toque brasileiro. De acordo com a produção do evento, seis bares serão montados com cerveja artesanal, vinhos, drinks e espumantes, além de uma praça de alimentação com mesas compartilhadas com vista para a Baia de Todos os Santos. Entre as atrações musicais estão o Bailinho do Faustão, Maquinas na Pista, Banda De Layla e DJ Telefunksoul.Em alta Maira Azevedo, que ficou conhecida com a personagem Tia Má, das redes sociais, renovou o contrato com o canal Multishow para comntinuar, pelo segundo ano consecutivo, na equipe de roteiristas do programa Vai que Cola! A jornalista baiana também renovou o contrato com a Rede Globo como consultora do programa Encontro com Fátima Bernardes.

Cine axé  A cineasta Tetê Moraes, de Terra para Rose e O Sonho de Rose, está filmando um documentário em Salvador. O filme vai contar a história de Alberto Ribeiro Santana, 54 anos, pai de santo baiano, e de sua família de sangue e de axé. Santana é restaurador do Museu de Arte Moderna da Bahia. O filme vai mostrar sua trajetória e sua relação com a comunidade onde vive na Federação.Letras com música O jornalista baiano Raul Moreira vai fazer o pré-lançamento do seu livro Eu, Gregório, uma ficção literária, no próximo dia 29 agosto, às 17h30, no  Palacete das Artes. A tarde de autógrafos será embalada pela Banda de Jazz, Geléia Solar e o DJ Elettra.