Felipe Neto relata ameaças de morte: 'Tirei minha mãe do Brasil'

Ele cancelou participação em evento que acontece no Rio de Janeiro

  • D
  • Da Redação

Publicado em 16 de setembro de 2019 às 18:42

- Atualizado há um ano

. Crédito: Divulgação

O youtuber Felipe Neto cancelou a participação que faria no evento Educação 360 Encontro Internacional, que aconteceria na terça-feira (17), no Rio de Janeiro, por conta de ameaças contra sua vida e de sua família. No Twitter, ele compartilhou uma notícia falando do assunto e afirmou que por conta de tudo que tem acontecido sua mãe está morando fora do país.

"Infelizmente a notícia é real. As ameaças se intensificaram e estamos montando um documento para dar entrada na polícia. Já tirei minha mãe do Brasil e estou vivendo com o mínimo possível de exposição. Manterei vocês sempre informados", escreveu.

A equipe de Felipe divulgou um comunicado em que diz que ele tem recebido intimidações desde que tomou a iniciativa de comprar e distribuir 14 mil livros com temática LGBT da Bienal do Livro em resposta à ordem do prefeito do Rio, Marcelo Crivella, de recolher uma HQ que trazia dois personagens homens se beijando. A medida foi contestada na Justiça e gerou vários protestos, com o prefeito sendo acusado de censura.

“Vivo hoje com extensa equipe de seguranças, tanto eu quanto minha família. Estou bem ciente de alguns vespeiros onde mexi e por isso vivo hoje com todas as precauções possíveis.”, contou Felipe ao Extra.

Apoio O youtuber recebeu apoio de famosos. O escrito Paulo Coelho escreveu um texto em solidariedade a Felipe e ainda o convidou para ir a Genebra, na Suíça, onde ele mora. "Ele poderia ser nosso filho. Nosso Felipe. Nosso Neto. Está contra a censura, a intolerância e a barbárie. Está do lado da diversidade, da liberdade de expressão e da literatura. Está do nosso lado. E nós estamos com ele", publicou Paulo Coelho no Twitter. Felipe compartilhou a mensagem com a seguinte frase: "Chorei e é verdade".

Paulo respondeu. "Não brinca com milicianos. Está fazendo o certo, mas realmente não se exponha. Qualquer coisa pode vir até aqui - Genebra é super vigiada por causa dos muitos corpos diplomáticos. Se precisar, me acione por DM".

O também youtuber Felipe Castanheri também expressou seu apoio. "É cara, infelizmente vivemos uma distopia. Cuidado porque você está pisando nos calos de uma galera que é do mal! Lembre-se de Marielle, todo cuidado é pouco", escreveu. 

Leia a íntegra do comunicado de Felipe:“Felipe Neto, por meio de sua assessoria de imprensa, comunica que não participará do evento Educação 360, a ser realizado no próximo dia 17 de setembro, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro. O influenciador digital, escritor e empresário cancelou a sua palestra “Educação e a Criatividade” devido a ameaças que atentam contra a sua vida e de sua família. Desde a ação que promoveu contra a censura, a opressão e o preconceito na Bienal do Livro – onde comprou e distribuiu gratuitamente 14 mil exemplares com a temática LGBTQ – em um movimento em prol da liberdade de expressão, do amor, da inclusão e da diversidade, Felipe Neto vem recebendo todo tipo de ameaças. Diante do atual cenário e do risco iminente, que inclusive atinge aos seus familiares, o influenciador encontrou-se sem outra alternativa a não ser cancelar a sua participação. “Lamento profundamente a minha ausência no evento, minhas sinceras desculpas a organização, que me convidou, e a todos que aguardavam pela minha participação e pela minha palestra. É estarrecedor que no Brasil, em 2019, um indivíduo seja impossibilitado de se manifestar e lutar contra qualquer tipo de censura e opressão sem ser ameaçado. Quero dizer que continuarei lutando, enfrentando o obscurantismo e a opressão, por todos os meios que me cabem, pela defesa do amor e da união até o fim, até onde for possível e até onde minhas forças e meu coração aguentarem”.