'Flurona': Israel detecta primeiro paciente infectado com gripe e covid ao mesmo tempo

Paciente não estava vacinada contra nenhuma das doenças

  • D
  • Da Redação

Publicado em 2 de janeiro de 2022 às 10:58

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Uma mulher de Israel foi internada com uma infecção dupla de gripe e covid-19. O caso foi apelidado de "flurona", junção de 'flu' (gripe em inglês) e corona. A paciente, que era jovem e grávida, teve apenas sintomas leves.

De acordo com o hospital em que ela estava, a jovem não havia sido vacinada contra o coronavírus ou contra a influenza, e foi diagnosticada com ambas assim que chegou ao hospital.

"Ambos os testes deram positivo, mesmo depois de verificarmos novamente ", explicou o professor Arnon Vizhnitser, diretor do Departamento de Ginecologia da unidade de saúde.

A informação foi noticiada primeiramente pelo Yediot, um jornal israelense de grande circulação, publicado em hebraico. Depois, a história foi publicada pelo periódico local Hamodia.

O Ministério da Saúde de Israel estuda o caso para saber se a combinação das duas doenças causa uma infecção mais grave. Para as autoridades de saúde do país, é possível que outras pessoas também tenham tido "flurona", porém sem diagnóstico.

"No ano passado, não testemunhamos casos de gripe entre mulheres grávidas ou parturientes", disse Vizhnitser. E completou: "hoje, estamos vendo casos de coronavírus e gripe que estão começando a aparecer."