Furdunço e Fuzuê têm esquema especial de transporte

Primeiras festas do pré-Carnaval ocorrem nesse fim de semana

  • Foto do(a) author(a) Gabriel Amorim
  • Gabriel Amorim

Publicado em 13 de fevereiro de 2020 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Betto Jr/Arquivo CORREIO

Se a chave da cidade será entregue apenas na quinta-feira (20) abrindo oficialmente o Carnaval 2020, o clima de festa já toma conta das ruas nesse final de semana. É o Fuzuê no sábado (15) e o Furdunço (16). Para que a curtição comece da melhor forma, esquemas especiais de trânsito e transporte foram montados.

A proposta do Furdunço, que vai para a sétima edição, é de levar música em pequenos equipamentos, a exemplo de minitrios e pranchões, para os circuitos oficiais do Carnaval. Já o Fuzuê, criado em 2016, valoriza as manifestações culturais no chão, a exemplo das fanfarras, charangas, orquestras e grupos percussivos, resgatando antigos carnavais.

Leia também: Se preparando para o Carnaval? Confira tudo que já se sabe sobre a folia

Nos dois dias, linhas de ônibus vão ter seu horário de circulação ampliado. Vinte e uma linhas com destino a Barra e 10 com destino a Lapa vão operar com horário estendido das 12h até 1h do domingo para quem for curtir o Fuzuê e, no domingo, as mesmas linhas operam até 2h da manhã de segunda-feira para atender ao público que for ao Furdunço. (confira a lista de linhas abaixo). 

Além disso, a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) vai disponibilizar 75 coletivos da frota reguladora na Estação da Lapa, divididos para os dois dias. Serão 30 para o sábado (15), no Fuzuê, e 45 para o Furdunço no domingo (16). Esses veículos ficarão à disposição da fiscalização no Terminal a partir das 19h até 2h30, no sábado, e das 19h30 às 3h45 no domingo.

Para o estudante Hugo Thomás Mendes, 21,  as mudanças no esquema de transporte não modificam a rotina. É que o folião mora em Ondina e aproveita a inversão do sentido clássico do circuito - que nesses dias funciona da Ondina a Barra ao invés do contrário - para curtir com conforto. “Pulo Carnaval desde meus 14 anos e curto Furdunço desde que a proposta começou. É a única certeza do meu Carnaval. Como moro pertinho do circuito, ali em Ondina, é gostoso sair de casa e já dar de cara com os trios se organizando”, diz o jovem. 

Para quem não tem a sorte de Hugo e precisa contar com o transporte, além das linhas convencionais, 12 linhas de ônibus do Sistema Complementar (Stec) vão prolongar o itinerário até a Barra, a partir das 15h até a 1h.

Táxis e mototáxis Se as linhas de ônibus não forem a escolha do folião, é possível chegar de táxi e mototáxi para os primeiros dias de festa. Outra opção para o público que participará da folia do Fuzuê e Furdunço é solicitar o serviço de táxi, através do aplicativo Táxi Mobi, que vai operar com bandeira 1 e até 20% de desconto. 

Os usuários contarão, também, com pontos de táxi e mototáxis. Os pontos estão localizados no Shopping Barra, no Walmart (Chame-Chame) e Porto da Barra. A Semob criou também um ponto extra, especial para o evento, que ficará na Av. Centenário, no último retorno para quem segue no sentido Vale dos Barris.

Outra opção é utilizar o serviço de mototáxi que ficará à disposição da população no ponto especial implantado na Av. Centenário, no último retorno para quem segue no sentido Vale dos Barris, ao lado do ponto de táxi.

Quem vai usar os serviços especiais é o advogado Fernando Sampaio, 26, que prefere os dias de pré-Carnaval. “Eu curto bem mais o pré-Carnaval. Não tem corda, camarote, é muito mais espontâneo, uma festa mais popular, de um modo geral”, explica ele, que espera, principalmente, pela apresentação do grupo BaianaSystem

A banda inclusive foi uma das últimas atrações a serem incluídas na programação que tem ainda artistas como Gerônimo, Ana Mametto e Kart Love no domingo (confira a lista completa abaixo). A ordem das atrações será divulgada nesta quinta-feira (13).

Mudanças no trânsito Ainda por conta da festa, o trânsito será modificado na região. A Transalvador divulgará detalhes da operação nesta quinta-feira (13). Segundo informações da Semob, no entanto, ocorrerá interdição do tráfego de veículos no sábado e domingo, das 13h à 2h do dia seguinte, no trecho entre Clube Espanhol até o Farol da Barra.

As mudanças de trânsito vão alterar o itinerário de algumas linhas de ônibus, que voltam ao trajeto normal após o período de festas 

Confira as alterações:

- Linhas que saem do Rio Vermelho com destino à Barra: Vão seguir pela Rua Osvaldo Cruz, Rua João Gomes, Rua da Paciência, Avenida Oceânica, Rua José Sátiro de Oliveira, Avenida Centenário, Rua Frederico Schimidt, Rua Marques de Caravelas, e então fazem o itinerário normal;

- Os ônibus provenientes da Ladeira da Barra e Avenida Princesa Izabel com destino ao Rio Vermelho vão circular pela Rua Afonso Celso, Rua Miguel Bournier, Avenida Centenário, Rua Sabino Silva e depois voltam ao circuito comum;

- As linhas que na Avenida Ademar de Barros com destino Barra vão seguir pela Rua N, Rua Sabino Silva, Avenida Centenário e seguem o itinerário normal.

- Por fim, os coletivos provenientes da Avenida Centenário com destino para Rio Vermelho retornar após Shopping Barra, Rua Sabino Silva, Avenida Oceânica daí seguem seu itinerário normal. Linhas de ônibus da região do circuito com tempo de circulação ampliado (Fonte: Semop)   Linhas de ônibus até a Lapa também aumentam o tempo de circulação (Fonte: Semob) Linhas do Sistema Complementar de Transporte (Stec) também têm itinerário prolongado (Fonte: Semob)

Confira a lista de atrações: 

Fuzuê (Circuito Orlando Tapajós)  

Bike Fuzuê Tio Paulinho  Charanda do Tamirzinho Kids Oficina de Frevos e Dobrados Cia de Danças e Folguedos Grupo Cultural Terno de Reis Rosa Menina Grupo Cultural Mandu Pierrot Tradição de Plataforma Chegança dos Marujos Fragata Brasileira Barquinha de Bom Jesus dos Pobres Coral Cantart Canta Bahia Fanfarra BBG Careta Tradicional de Acupe Grupo Folclórico Zambiapunga Banda Big Show  Grupo Cultural Congos de Cairu Grupo Cultural Samba de Roda Samba de Maragó Careta de Cairu Grupo Cultural de Mascarados Maralegria Fuzuê Junino  Gravata Doida Grupo Cultural Bambolê Banda Show Laroyê Grupo Cultural Folguedo Lindroamor Axé Cangaceiros de Ipitanga  Cia de Dança Robson Correia/Folia de erê Afro Ókánbi Grupo Cultural Imperatriz Afoxé Daraju de Ode Banda Commanches  Afro Manganga  Banda Percussiva Axé Babá  Escola Filhos da Feira Grupo Paio de Rua  Banda Tóaé Integração da Bahia

Furdunço (Circuito Orlando Tapajós)  Gerônimo  Sylvia Patricia e Tuktuk Sonoro Fitdance Bicicletrio Toca Raul - com Marcos Clemente e Banda Arapuka Rixô Elétrico Rural Eletrica Quabales Forrozeirinha Maira Lins BaianaSystem Microtrio de Ivan Huol Duas Medidas Grupo A Máquina do Tempo de Volta aos Anos 80 Mudei de Nome  Val Macambira e Mula Ruge Armandinho Dakar Percussivo Danniel Vieira Virgílio Lisboa  Artista Peu Murray Banda Tôaê Juan e Ravena A Mulherada Paulo Raio  Luciano Calazans Jay Torres Afrodisíaco Geovanna Costa Marcionilio Prado Tais Nader Linnoy Guig Ghetto Diego Moraes Faustão e os Mongas Forró Sobepoeira Marquinhos Café  Os My Friends Viola de Doze Tonho Matéria Diamba Banda Marana  Viviane Tripode Vitrola Baiana Adão Negro Ana Mametto Araketu  Kart Love Luciano Neves Forró do TicoO CORREIO Folia tem o patrocínio do Hapvida, Sotero Ambiental e apoio do Salvador Bahia Airport e Claro.