Governo publica licitação de R$ 464 milhões para construção de escolas estaduais

Chamada prevê 17 unidades de ensino e 3 complexos esportivos

  • D
  • Da Redação

Publicado em 31 de janeiro de 2020 às 23:49

- Atualizado há um ano

. Crédito: Governo do Estado/Arquivo

A licitação para construir 17 novas escolas estaduais e mais três Complexos Esportivos Educacionais, além da ampliação e reforma de 150 unidades escolares na Bahia, foi anunciada pelo governo do estado na sexta-feira (31). O investimento será de R$ 464 milhões e inclui quatro novas unidades em Salvador, nos bairros do Sussuarana, Lobato, Fazenda Grande e Imbuí.

Do total de 17 novas unidades licitadas neste primeiro edital, além de Salvador, também serão contemplados municípios da Região Metropolitana, como Candeias, Lauro de Freitas e Dias  D´Ávila; e do interior, como Teixeira de Freitas, Itabuna e Ilhéus. A decisão ocorre depois que o estado decidiu vender o Colégio Estadual Odorico Tavares. 

As novas escolas terão de 25 a 35 salas de aula, quadra coberta, campo society, vestiários, laboratórios, auditórios, biblioteca e refeitório. Os municípios de Jucuruçu, Jaguaripe, Serra do Ramalho, Remanso, Casa Nova, Aramari e Araçás também ganharão novas escolas.

As cidades de Serrinha, Itapetinga e Alagoinhas vão ganhar Complexos Esportivos Educacionais que serão utilizados pelos estudantes e a comunidade. Os espaços vão contar com ginásios de esportes reformados e ampliação das instalações com campo society, quadra de voleibol de areia, pista de atletismo, academia e pista de salto.

O governo do estado também convocou 323 novos professores e mais 50 coordenadores pedagógicos, dos ensinos fundamental e médio, aprovados no concurso realizado em 2017, totalizando 373 novos servidores.