Governo volta atrás e admite que barragem em Pedro Alexandre rompeu

bahia
12.07.2019, 13:04:00
Atualizado: 12.07.2019, 15:05:08
( Foto: Divulgação/ GOVBA)

Governo volta atrás e admite que barragem em Pedro Alexandre rompeu

Na quinta-feira (11) o governo havia informado que a barragem apenas tinha transbordado

O governo do estado da Bahia voltou atrás e afirmou que a Barragem de Quati, na cidade de Pedro Alexandre, no interior do estado, rompeu.

A constatação foi realizada no final da manhã desta sexta-feira (12) em vistoria realizada por técnicos da Defesa Civil do Estado e do Corpo de Bombeiros.

"O Governo do Estado esclarece que, inicialmente, houve o transbordamento da barragem, com rachadura nas laterais. No entanto, a pressão da água acabou provocando rompimento parcial do equipamento", disse o governo em nota.

Uma nova vistoria será realizada na tarde desta sexta-feira (12) para avalir a extensão dos danos provocado pelo rompimento da barragem, além da situação das barragens vizinhas à localidade de Quati.

Após o ocorrido, cerca de 500 pessoas são resgatadas de inundação em Coronel João Sá e Pedro Alexandre. Apenas o município de Coronel João Sá tem prejuízo estimado de R$ 10 milhões com rompimento de barragem. Nesta sexta-feira (12), o prefeito de Salvador colocou a Defesa Civil da cidade à disposição dos dois municípios atingidos.

Em nota enviada na tarde de quinta-feira (11) para a imprensa, o governo havia informado que a barragem havia apenas transbordado e não tinha chegado a romper.

O cenário na cidade de Coronel João Sá na manhã desta sexta-feira (12) é de devastação. O bairro da Barroquinha é um dos mais atingidos. Nele, seis casas foram interditadas pelos bombeiros. Carros-pipa foram contratados pela prefeitua de Coronel João Sá para retirar água de dentro dos imóveis. Em uma das casas da rua, por exemplo, o serviço está sendo feito há três horas.

O cemitério da cidade foi completamente destruído. Covas e cruzes foram reviradas pela força da água. Bombeiros colocaram cordas sobre a ponte da cidade, que foi interditada, para facilitar o acesso dos moradores. 


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/black-alien-fala-sobre-novo-disco-estou-sendo-eu-mesmo/
Lançado em abril, Abaixo de Zero: Hello Hell é apresentado no Pelourinho neste sábado (21)
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/policia-procura-casal-que-roubou-r-400-mil-de-idosas-na-barra-veja-video/
Irmãs, vítimas têm 89 e 93 anos; homem e mulher entraram disfarçados em prédio
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/baiana-de-21-anos-e-a-primeira-brasileira-a-vencer-premio-da-onu-sobre-meio-ambiente/
Anna Luísa criou o Aqualuz, dispositivo que torna água potável através de raios solares
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/indicado-pelo-brasil-a-corrida-do-oscar-a-vida-invisivel-ganha-trailer-confira/
Dirigido pelo cineasta Karin Aïnouz, o filme estreia nacionalmente em 31 de outubro  
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/ele-ameacava-minha-esposa-todos-os-dias-diz-marido-de-baleira-morta-pelo-irmao/
Baleira foi morta a tesouradas pelo irmão na última terça-feira (17)
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/policia-investiga-se-morte-de-empresaria-no-ce-foi-suicidio-ou-assassinato/
Ela discutia com o namorado no momento do disparo, que a atingiu no peito
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/rambo-ate-o-fim-e-o-adeus-do-personagem-de-stallone/
Quinto filme marca a despedida do soldado que chegou às telas em 1982
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/lembra-do-acustico-mtv-projeto-esta-de-volta-com-tiago-iorc/
Musical com o cantor e compositor será exibido nesta quinta (19) na emissora
Ler Mais