GRANDES EMPRESAS: GPTW apresenta os vencedores da categoria a partir de mil funcionários

minha bahia
29.05.2018, 21:29:00
Atualizado: 31.05.2018, 08:41:52
A Atento conta com 9.330 colaboradores na Bahia (Fotos: Divulgação)

GRANDES EMPRESAS: GPTW apresenta os vencedores da categoria a partir de mil funcionários

Atento Bahia, Dínamo Engenharia, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Instituto Nordeste Cidadania e GBarbosa ocupam as primeiras posições no ranking

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

1º Lugar - ATENTO BAHIA
Respeito às pessoas e à diversidade

Empresa multinacional de contact center, a Atento possui na Bahia uma das suas bases no Brasil, com nada menos que 9.330 funcionários. O respeito às pessoas é algo essencial para a companhia, que estimula o desenvolvimento das potencialidades dos profissionais. Está presente no estado desde 2008, quando inaugurou a central, no bairro de Cabula, em Salvador. A empresa, que em 2014 foi a quarta colocada entre as Melhores Empresas para Trabalhar na Bahia, assumiu a liderança na edição deste ano. 

O vice-presidente de Recursos Humanos da Atento, Majo Martinez, destaca a importância do respeito às pessoas, com suas características, posturas políticas, crenças religiosas e opção sexual e de gênero, mantendo um ambiente harmônico e de valorização profissional. Nós acreditamos que tanto as experiências profissionais quanto pessoais podem contribuir para o crescimento contínuo da organização. Neste sentido, entendemos que é nosso papel social gerar oportunidades de carreira que contribuam para a inserção das pessoas no mercado de trabalho, afirmou. 

Vale-alimentação, vale-refeição, auxílio creche, auxílio criança especial, plano de saúde são benefícios oferecidos pela Atento, junto com programas de desenvolvimento e capacitação dos funcionários, tais como o Academia Atento, que aprimora a formação e o desenvolvimento das equipes; o E-learning, que contempla cursos online; o Banco de Potenciais, com desenvolvimento de funcionários para cargos de gestão, e o Escalada, que é um programa de recrutamento interno que possibilita desenvolvimento de carreira na empresa. Há ainda parcerias com instituições de ensino superior, para concessão de descontos em cursos, que variam de 10% a 50%.


2º lugar - DÍNAMO ENGENHARIA
Consolidação de uma história de crescimento

A Dínamo, que está completando 10 anos de atuação, consolida uma história que começou no Maranhão e que segue também na Bahia, desde 2012. A empresa não para de crescer, e em apenas dois anos saltou de 600 para 1.532 funcionários no estado, onde atua na prestação de serviços de engenharia para a concessionária estadual de energia elétrica.

O crescimento, segundo a empresa, é resultado do reconhecimento dos clientes e também dos funcionários, que trabalham com dedicação, pela admiração e reconhecimento da companhia. O gerente Operacional da Dínamo Bahia, Daniel Souza, afirmou que a Dínamo tem a prática de reconhecer colaboradores que se destacam em performance dos indicadores de gestão. Um book de metas é determinado a cada colaborador, controlado e medido mensalmente. O resultado é divulgado trimestralmente e uma premiação é atribuída para aqueles que atingirem as metas estabelecidas. 

Entre os benefícios, a empresa proporciona plano de saúde, cesta básica, café da manhã, seguro de vida e convênios com faculdades. Garante ainda auxílio na formação dos colaboradores que se destacam em suas atividades.

Empresa tem 1.532 funcionários no estado


3º lugar - ESCOLA BAHIANA DE MEDICINA E SAÚDE PÚBLICA
Transparência e dialogo frequente

A Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública está presente em todas as edições do ranking GPTW na Bahia. A instituição de ensino superior, que conta com 1.300 funcionários e dois campi na capital baiana, destaca que os colaboradores se sentem parte integrante de todo o processo de desenvolvimento da instituição. 
“Temos muito orgulho de fazer parte da Bahiana”, afirma a coordenadora de Desenvolvimento de Pessoas da instituição, Luiza Ribeiro. Para ela, a admiração dos colaboradores é resultado da coerência entre o trabalho e os valores defendidos pela instituição. 

Transparência e diálogo estão entre os pilares que sustentam a relação. “Os funcionários são parceiros e participam tanto da elaboração de projetos quanto de sua execução. São as peças principais no processo”, diz. São sempre ouvidos para tornar as condições de trabalho cada vez melhores, o que proporciona um clima organizacional “excelente”. Ainda de acordo com Luiza, o setor de Recursos Humanos é considerado estratégico. “O clima aqui é muito gostoso”, pontou a coordenadora. 

A Bahiana, que completa 66 anos de atividade, proporciona à sua equipe de profissionais um programa que envolve ações de saúde, visando propiciar bem- -estar físico e mental. “Como uma entidade de formação em saúde, focamos na qualidade de vida dos nossos colaboradores, através de atividade desenvolvidas, inclusive, por professores da própria Escola”, informou a coordenadora.

A Bahiana conta com dois campi em Salvador


4º lugar - INSTITUTO NORDESTE CIDADANIA
Agentes focados na realização de sonhos

Contribuir com a inclusão e o desenvolvimento sociocultural e econômico das pessoas, potencializando a força coletiva, promovendo a cidadania e o respeito à vida. Esta é a missão do Instituto Nordeste Cidadania (Inec), que surgiu em 1993. Hoje, conta com mais de sete mil colaboradores, atuando em todos os estados da região Nordeste e nos nortes de Minas Gerais e do Espírito Santo. Na Bahia, conta com 1.175 colaboradores, atuando em programas como o Crediamigo e Agroamigo.

 “Nosso negócio é diretamente ligado à realização de sonhos e à melhoria da qualidade de vida e da autoestima. Estes propósitos e valores são claros às pessoas que trabalham conosco. E é isso que nos torna um dos melhores lugares para se trabalhar”, afirmou o presidente do Inec, Stélio Gama. As ações, fruto da parceria estabelecida com o Banco do Nordeste, possibilitaram a melhoria da qualidade de vida de mais de 186 mil famílias, com aplicação de mais de R$ 0,5 bilhão, através dos programas de microcrédito dos quais o Inec é parceiro na operacionalização. 

Para a diretora administrativa, Helda Kely Pereira os colaboradores sentem estar participando da realização dos sonhos destas famílias. “É um trabalho de responsabilidade social muito grande, que, além da satisfação, gera admiração”, afirmou.

Colaboradores atuam na melhoria da qualidade de vida de famílias


5º lugar – GBARBOSA
Ambiente favorável ao crescimento

Pelo segundo ano consecutivo, a rede varejista GBarbosa também está no ranking da GPTW. A empresa, que completa 63 anos, está presente em cinco estados do Nordeste, com cerca de nove mil colaboradores, e 3.900 deles estão na Bahia, onde a rede conta com 85 lojas, eletroshows e centro de distribuição. Um ambiente de trabalho favorável é fundamental, segundo a companhia, para o crescimento dos profissionais. 

“Gente é um dos valores mais importantes da companhia. Colocamos as pessoas no centro das decisões, pois acreditamos que colaboradores felizes atendem melhor o nosso cliente, que se sentirá bem e voltará às nossas lojas”, afirmou a gerente de RH do GBarbosa, Auda Farias. Segundo ela, são muitos os casos de profissionais que começaram a carreira na empresa, aproveitaram as oportunidades internas e hoje ocupam cargo de liderança, servindo de inspiração para outros. 

A companhia, que pertence ao Grupo Cencosud, incentiva reuniões entre os times, que aproveitam as oportunidades de desenvolvimento e capacitação, comemorações em datas especiais e de conquistas, reconhecimento, entre outras. “Além disso, acreditamos ser muito importante enriquecer a diversidade no ambiente de trabalho. Nossos programas e políticas de RH contemplam esse aspecto, por meio da valorização da contratação de pessoas de todos os gêneros e idades, incluindo pessoas com deficiência.
 

Auda Farias destaca o valor dos colaboradores para a empresa


***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas