Guarda Municipal vai limitar acesso ao Porto da Barra em caso de aglomerações

salvador
27.08.2021, 18:25:00

Guarda Municipal vai limitar acesso ao Porto da Barra em caso de aglomerações

Medida já havia sido tomada pela GCM no último domingo, quando muita gente esteve na praia

Não faltaram comentários durante o último final de semana: "viu como o Porto tava lotado?", "A pandemia acabou mesmo (tom irônico)" e outras reclamações -justas- rodaram a cidade. De fato, o Porto da Barra estava entupido de gente e isso representa um risco gigantesco. Afinal de contas, o coronavírus ainda está por aí e notícias como a chegada da variante Delta à Bahia só reforçam essa informação.

Ainda não há previsão de fechamento de praias ou nenhuma medida restritiva mais severa. No entanto, a Guarda Civil Municipal está autorizada a barrar o acesso de banhistas caso à praia caso os agentes vejam que a situação saiu do controle. 

Diretor da GCM, Maurício Lima falou ao CORREIO que a operação de fiscalização do final de semana vai mais do que dobrar o número de agentes: a Guarda, até então, trabalhava com 8, e vai passar a ter 20 guardas na área, dedicados somente ao Porto da Barra. A operação da GCM no Porto começa nas primeiras horas do sábado (28) e vai até as 19h do domingo (29).

Não haverá uma contagem de pessoas para determinar o limite. Os banhistas passarão a ser barrados de acordo com uma percepção visual da própria GCM, conforme explica Maurício Lima.

"A gente já sabe como a praia se comporta e como ela começa a ficar cheia, temos uma ideia disso. O supervisor que estará presente está orientado de fazer a intervenção de não deixar ninguém entrar após perceber que a praia está cheia", afirmou ao CORREIO.

A medida de fechar o acesso após perceber uma movimentação fora do controle já havia sido tomada pela própria GCM no último domingo, quando um belo sol iluminou o final de semana em Salvador. Na ocasião, os agentes da Guarda fecharam o acesso após às 13h. Quem acessou a faixa de areia antes do fechamento, pôde continuar no local. Será o sexto domingo, desde março de 2020, que as praias soteropolitanas ficaram abertas aos domingos. Desde que foram reabertas, elas têm recebido grande público. 

O Porto da Barra, como possui uma faixa de areia curta, facilita a formação de multidões. Ela é considerada um dos cartões postais de Salvador e já chegou a ser apontada como uma das praias mais bonitas do mundo pelo jornal britânico The Guardian. 

Após o ocorrido, o prefeito de Salvador, Bruno Reis, fez um apelo para que as pessoas evitem fazer aglomerações nos mesmos pontos e afirmou que, caso julgue necessário, pode determinar o fechamento das praias mais uma vez.

"Temos 64km de orla, uma das mais extensas do Brasil, temos diveras praias que são encantadoras. Eu faço um apelo aqui e peço que as pessoas se espalhem ao longo das prais para que a gente não precise fechar as praias novamente", disse.

Dados da Secretaria Municipal de Saúde apontam que Salvador está com 26% da ocupação dos leitos de UTI adulto disponíveis com exclusividade para o covid-19.

***

Em tempos de desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informações nas quais você pode confiar. E para isso precisamos de uma equipe de colaboradores e jornalistas apurando os fatos e se dedicando a entregar conteúdo de qualidade e feito na Bahia. Já pensou que você além de se manter informado com conteúdo confiável, ainda pode apoiar o que é produzido pelo jornalismo profissional baiano? E melhor, custa muito pouco. Assine o jornal.


Relacionadas