Guerreira Zeferina receberá placas para captação de energia solar

salvador
21.05.2018, 15:01:56
Atualizado: 21.05.2018, 15:47:07
(Foto: Evandro Veiga/Arquivo CORREIO)

Guerreira Zeferina receberá placas para captação de energia solar

Prefeitura e Coelba firmarão convênio que beneficiará antiga Cidade de Plástico

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

Um convênio para a instalação de estrutura para captação de energia solar na Comunidade Guerreira Zeferina, antes conhecida como Cidade de Plástico, será assinado nesta terça-feira (22) no Palácio Thomé de Souza.

O acordo integra o Programa de Eficiência Energética da Coelba, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), e será firmado pelo prefeito ACM Neto e um representante da companhia elétrica, na presença famílias beneficiárias do novo conjunto habitacional.

A instalação da estrutura começará já na próxima semana e a estimativa é que o procedimento seja concluído entre 60 e 90 dias. O investimento é de R$ 2,4 milhões, empenhado pela própria Coelba.

O equipamento prevê a instalação de placas solares no telhado dos edifícios do conjunto habitacional. Essas estruturas receberão a luz solar, que passará por um inversor de energia, transferindo-a para a rede da Coelba.

A estrutura instalada deve gerar 24.715 kw/h por mês, e o consumo na própria comunidade será de 2.708 kw/h. Desta forma, a produção de energia excedente será de aproximadamente 19 mil kw/h ao mês, volume a ser descontado do custo do município.

Desta forma, a energia produzida será utilizada nas áreas comuns do conjunto habitacional, e o excedente servirá como crédito de consumo de edifícios da própria Prefeitura, com destaque para unidades escolares.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas