Homem é preso por usar drone para filmar vizinhos no Cabula

Dono e equipamento foram encaminhados para a Central de Flagrantes; 1800 imagens foram encontradas

  • D
  • Da Redação

Publicado em 2 de junho de 2019 às 21:19

- Atualizado há um ano

O gerente da casa festas infantis Festeleco, na Pituba, Thiago Mota Silveira, de idade não informada, foi preso por policiais militares da 1ª CIPM (Pernambués), após ser acusado de filmar moradores de um condomínio na Alameda Bela Vista, em momentos íntimos, utilizando um drone. O caso aconteceu no sábado (01) no bairro do Cabula, por volta de 23h30. 

De acordo com a polícia, o centro de controle de drone do gerente tinha cerca de 1800 imagens dos vizinhos, incluindo a de adolescentes. Segundo informações da Polícia Militar, o dono do equipamento foi autuado em flagrande pelo crime de importunação sexual e encaminhado para a Central de Flagrante, onde passou por audiência de custódia, foi ouvido por um juiz e liberado. 

Em nota, a Festeleco disse que demitiu o suspeito "imediatamente", pois,  a postura de Thiago "não condiz com com a história da empresa" e que está "à disposição das autoridades para prestar esclarescimentos que auxiliem na investigação". Thiago filmava vizinhos em momentos íntimos (Foto: Reprodução) Uso do drone Desde 2017, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), instituiu regulamento para o uso de aeronaves remotamente pilotadas, os drones. A medida proíbe  pilotar drones sobre pessoas, a não ser que elas tenham dado autorização para isso. Sem essa autorização, é necessário respeitar uma distância de 30 metros de pessoas, com exceção dos órgãos de segurança pública.

O piloto deve ter idade maior que 18 anos. A licença e a habilitação do piloto também devem ser exigidas quando drones com menos de 25 kg forem voar acima de 121 metros. Quem for flagrado usando drones em desacordo com as normas aprovadas pela ANAC pode responder a processo administrativo, civil e penal. 

O operador do drone pode até ser preso se for considerado que o uso do equipamento coloca embarcações ou aeronaves em perigo, ou que traz risco direto à vida ou à saúde de outras pessoas.