Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Antônio Meira Jr.
Publicado em 29 de janeiro de 2022 às 16:00
- Atualizado há 2 anos
A nova geração do Civic chegará ao Brasil importada no segundo semestre Enquanto algumas empresas ampliam o portfólio, a Honda começou a trilhar um caminho diferente no Brasil. Recentemente, a empresa confirmou que a nova geração do Civic não será produzida no país e chegará ao mercado nacional importada - provavelmente do Canadá.>
Na sequência, deixou de fabricar o Fit, que será substituído por uma configuração hacth do City. Inédito no mercado brasileiro, o veículo chegará às concessionárias nas próximas semanas.>
Outra baixa no catálogo de produtos do fabricante japonês foi anunciada nesta semana: o WR-V, uma variante aventureira do Fit, deixou de ser feito. O WR-V, que utilizava a base do Fit, deixou de ser produzido E, para completar, o HR-V, então modelo mais vendido da empresa, saiu de linha temporariamente. A nova geração do produto chegará ao país no segundo semestre e até lá não será oferecido.>
O motivo é que o motor 1.8 litro que equipa o SUV não está adequado às novas leis de emissões, que entrou em vigor neste mês.>
O estranho é uma empresa como a Honda ficar sem oferecer um produto por metade de um ano por uma medida que era de conhecimento público.>
Para piorar, o sedã Accord e o SUV CR-V continuam no line up brasileiro, mas no aguardo de novos lotes. Ou seja, tem mais acabou. Vamos aguardar atualizações.>
SOB NOVA GESTÃO Um consórcio liderado pela montadora elétrica sul-coreana Edison Motors concordou em adquirir a SsangYong Motor Co Ltd por 305 bilhões de won, o equivalente a R$ 1,4 bilhão - valor baixo para a compra de uma empresa desse porte.>
O fabricante, que chegou a atuar no mercado brasileiro, está sobrecarregado com altas dívidas e suas vendas de veículos no ano passado caíram para apenas 84.496 unidades. O fabricante sul-coreano SsangYong já atuou no mercado brasileiro A SsangYong, que é baseada na Coreia do Sul, estava sendo operada desde 2010 pela indiana Mahindra.>
O objetivo principal da Edison Motors é transformar a SsangYong em um fabricante de veículos elétricos com foco nos Estados Unidos.>
FUTURO ELÉTRICO A britânica Bentley, fabricante de carros de luxo que pertence ao grupo Volkswagen, anunciou um investimento de 2,5 bilhões de libras esterlinas (que corresponde a R$ 18,3 bilhões) ao longo dos próximos dez anos para se tornar puramente elétrica. A Bentley, marca de luxo do grupo Volkswagen, será puramente elétrica O plano de eletrificação se chama Beyond100 e o primeiro modelo totalmente elétrico da empresa deverá ser lançado em 2025.>
Após isso, a montadora vai começar a vender um novo carro com a tecnologia por ano até 2030, o que tem chamado de plano “Five in Five”, com cinco carros em cinco anos.>
Até o momento, não foram revelados nomes, designs ou características de nenhum desses novos veículos.>
O FIM DO PASSAT Depois de deixar de produzir o Passat com a tradicional carroceria sedã na Europa - continua apenas o station wagon -, a Volkswagen confirmou o encerramento da produção nos Estados Unidos, onde era vendido desde 1974.>
A expectativa é que o modelo seja substituído em breve por um sedã elétrico de mesmo porte. O Volkswagen Passat se despediu do mercado norte-americano O três-volumes segue em produção apenas na China. Por lá, curiosamente, o modelo que conhecemos como Passat chama-se Magotan, enquanto o nome Passat é usado para nomear outro sedã. >
OPÇÃO MAIS RADICIAL Comercializado no Brasil apenas na configuração Sport, o Bronco faz parte de uma linha de produtos que inclui uma versão mais parruda.>
Enquanto o Sport utiliza uma carroceria monobloco, o Bronco tem uma estrutura reforçada e tem carroceria sobre chassis.>
Para completar, a Ford acaba de revelar a sua opção mais radical, a Raptor. O maior destaque é a suspensão: baseada nos carros de corrida off-road da categoria Ultra4, ela foi desenvolvida pela equipe da Ford Performance em parceria com a FOX, renomada empresa do ramo. A opção mais veloz do Bronco será lançada ainda este ano Dentre as novidades, a Ford destaca os reforços para o motor e transmissão e fornece um adicional de mais de 50% de rigidez torcional em relação a um Bronco convencional. O Bronco Raptor tem sob o capô um motor 3.0 V6 EcoBoost biturbo com mais de 400 cv de potência.>
RENOVAÇÃO A Master, líder do segmento de furgões grandes no país há oito anos consecutivos, incorporou novidades já apresentadas na Europa e fica mais potente e segura.>
Na mecânica, destaque para a nova geração do motor 2.3 litros turbodiesel de quatro cilindros. Atualizado, o propulsor entrega 136 cv a 3.500 rpm (ganho de 6 cv em relação ao anterior) e 36,7kgfm a 1.500 rpm (aumento de 16%). A Renault atualizou seu principal veículo comercial no país Além disso, o conjunto está até 30% mais econômico no uso urbano e 24% no ciclo combinado. O veículo, que é comercializado em seis configurações, passou a contar com controle de tração e estabilidade de série.>
Os preços partem de R$ 187.600 (chassi cabine) e chegam a R$ 281.300 (minibus executive). A Renault confirmou o lançamento a configuração elétrica do veículo. As entregas estão programadas para o início do segundo semestre.>
PRODUÇÃO EM ALTA Os fabricantes de motocicletas instalados no Polo Industrial de Manaus esperam produzir 1,29 milhão de unidades neste ano. Esse volume representa um crescimento de 7,9% sobre 2021, que já foi o melhor desempenho desse setor desde 2015. >