Hospital Roberto Santos adia 30% das cirurgias por causa de reforma

Pacientes aguardam para saber as novas datas dos procedimentos

  • D
  • Da Redação

Publicado em 22 de março de 2019 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Arquivo CORREIO

Há seis meses, a doméstica Sandra Souza, 33 anos, está sentindo dores na barriga e nas pernas. Depois de uma consulta médica, foi confirmada a necessidade de uma cirurgia de histerectomia, marcada no Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), no Cabula, em janeiro deste ano.

“Mas o procedimento foi remarcado porque o médico estava de férias. Ficou agendado para o dia 8 de março. Eu deveria me internar um dia antes para me preparar para a cirurgia, mas quando estava a caminho do hospital recebi uma ligação informando que o procedimento foi adiado mais uma vez”, contou ela.

Sandra não é a única paciente que precisou protelar a cirurgia. Desde janeiro deste ano, 30% dos procedimentos cirúrgicos realizados pelo HGRS - o que representa 200 procedimentos - precisaram ser remarcados. O motivo é uma reforma que está sendo realizada no centro cirúrgico.

As intervenções foram anunciadas, em nota, pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) em dezembro do ano passado, mas desagradou alguns pacientes.“Eu entendo que a reforma é importante, mas estou sentindo dores. Preciso fazer logo essa cirurgia. Agora, tenho que esperar eles ligarem para saber a nova data”, lamentou Sandra.Segundo a assessoria do hospital, apenas os procedimentos eletivos, ou seja, aqueles que estavam agendados e que não representam risco de morte para os pacientes estão sendo remarcados. A assessoria não soube precisar o tempo de espera para as novas datas, mas informou que a reforma termina em junho.

A assessoria informou que as cirurgias de alta complexidade não foram afetadas. A reforma pretende modernizar as 10 salas cirúrgicas do hospital, com novos equipamentos, e fazer melhorias na parte elétrica, área física e climatização, além dos fluxos e acessos.

Para atender a demanda, foi feita a abertura de um terceiro turno cirúrgico no HGRS e a transferência de pacientes para outras unidades da Sesab, como Hospital Geral do Estado (buco-maxilo e trauma), Ernesto Simões Filho (vascular), Octávio Mangabeira (tórax) e Subúrbio (neurocirurgia).

A expectativa é que a modernização do centro cirúrgico permita que o HGRS aumente a capacidade de realização de procedimentos, uma vez que as cirurgias, por conta de uma maior tecnologia, serão feitas em menor tempo.

Confira nota da Sesab abaixo:

O centro cirúrgico do HGRS está passando por total readequação, conforme anunciamos em novembro do ano passado. As obras tiveram início em janeiro e têm previsão de finalizar em junho. Nesse período, foi preciso reduzir o volume de procedimentos em 30%. Então, a prioridade são as cirurgias de emergência. Aqueles pacientes que tiveram cirurgias eletivas adiadas serão encaminhados para outras unidades da rede. No momento em que for definida nova data e local, o setor responsável entra em contato.