Hospital Roberto Santos terá aulas online para anestesiologistas; veja calendário

salvador
11.05.2020, 14:48:00
(Foto: Divulgação)

Hospital Roberto Santos terá aulas online para anestesiologistas; veja calendário

Medida busca manter a qualidade do centro de ensino e treinamento (CET) da instituição, que forma profissionais na área há 20 anos

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

O serviço de anestesiologia do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) realizará, a partir da noite desta segunda-feira (11), sessões científicas online. As aulas são voltadas para anestesiologistas, demais médicos e acadêmicos de medicina, mas serão abertas ao público externo por meio do aplicativo Zoom, sempre às 20h. Os interessados em assistir às sessões devem acessar este link

Segundo a administração do hospital, o calendário está definido até o mês de agosto, com os temas e especialistas. Entre os assuntos a serem abordados estão: manejo da dor no contexto perioperatório, fisiologia respiratória, ventilação mecânica, bloqueadores neuromusculares, anestesia venosa e uso racional de sangue e hemoderivados.

A iniciativa, de acordo com o diretor-geral do HGRS, José Admirço Lima Filho, é fundamental para que seja mantida a qualidade do centro de ensino e treinamento (CET) da instituição.

“Estamos há 20 anos formando anestesiologistas no Hospital Roberto Santos – o aniversário da residência foi no último mês de março – e, nesse período, conseguimos obter uma das melhores avaliações do Brasil. Então, precisávamos encontrar uma solução para que não houvesse, em meio à pandemia, interrupção desse trabalho tão importante. Como alguns dos nossos profissionais atuam na linha de frente contra a Covid-19, optamos por realizar as sessões no período noturno”, explica o gestor, que também é médico anestesiologista. 

A modalidade virtual é uma alternativa adotada pelo Hospital Geral Roberto Santos desde o início da quarentena, conforme lembra Admirço: “Assim que o decreto nos fez suspender as consultas presenciais, implantamos um núcleo de telemedicina para os pacientes do nosso ambulatório e divulgamos amplamente os canais de atendimento por meio das redes sociais oficiais do hospital e pela imprensa. Também optamos por realizar 'visitas virtuais' para os pacientes internados em unidades fechadas, ação que tem tido uma influência extremamente positiva no quadro clínico deles”. 

Confira, abaixo, a agenda das sessões científicas de anestesiologia do HGRS:

- 11/5/2020, às 20h
Tema: Como manejar a dor no contexto perioperatório
Apresentação: Vinícius Sepulveda (anestesiologista)

- 18/5/2020, às 20h
Tema: Aspectos práticos da fisiologia respiratória
Apresentação: Bruno Nachef (anestesiologista)

- 25/5/2020, às 20h
Tema: Ventilação mecânica
Apresentação: Pedro Brito (anestesiologista)

- 1/6/2020, às 20h
Tema: Bloqueadores neuromusculares – o que preciso saber
Apresentação: Adriana Moura (anestesiologista)

- 8/6/2020, às 20h
Tema: Anestesia em pacientes hepatopatas e cirurgias hepáticas
Apresentação: Juliana Carneiro (anestesiologista)

- 15/6/2020, às 20h
Tema: Interação cardiopulmonar – fisiologia e monitorização
Apresentação: Samyr Carneiro (anestesiologista)

-22/6/2020, às 20h
Tema: Aspectos fundamentais da anestesia venosa
Apresentação: José Eduardo Orosz (anestesiologista)

-30/6/2020, às 20h
Tema: Hipotermia 
Apresentação: Leonam Costa (anestesiologista)

- 6/7/2020, às 20h
Tema: Anestesia regional em membros superiores
Apresentação: Carla Nogueira (anestesiologista)

- 13/7/2020, às 20h
Tema: Anestesia regional em membros inferiores
Apresentação: Paula Zenaide (anestesiologista)

- 20/7/2020, às 20h
Tema: Uso racional de sangue e hemoderivados
Apresentação: Cléber Pequeno (anestesiologista)

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas