Imagem de deputado como Hitler é de 2019: 'Tiram do contexto pra atacar', argumenta

brasil
30.05.2020, 16:49:00
Atualizado: 30.05.2020, 17:23:29

Imagem de deputado como Hitler é de 2019: 'Tiram do contexto pra atacar', argumenta

Parlamentar disse que se tratava de uma 'brincadeira'

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.


Uma foto do deputado estadual André Fernandes (PSL) voltou a circular nas redes sociais neste sábado, 30, gerando uma porção de críticas negativas e associação ao nazismo devido a referência ao ditador alemão Adolf Hitler. No Twitter, o deputado afirmou que a foto foi feita em 1º de maio de 2019 e que se tratava de uma "brincadeira" na hora de tirar a barba.

"Quando fui tirar minha barba, fiz esses stories e uma grande parte de vocês deve lembrar! Acreditem, pegaram a minha foto chamando um genocida de FDP e estão dizendo que ando fazendo saudação nazista", escreveu o parlamentar. "Tiram do contexto pra atacar".

Montagem completa foi publicada pelo deputado nas redes sociais

Imagem motivo da polêmica (Foto: Reprodução)

Além da referência ao ditador alemão, o deputado reuniu outras quatro imagens na postagem que seriam da sequência de stories no Instagram. Em uma delas, fazia referência ao rapper Mano Brown. Em outra foto, com cavanhaque, escreveu que estava com "cara de traficante".

Minutos antes da postagem, a assessoria de imprensa havia confirmado ao O POVO que a imagem não era recente e tratou a situação como "mera brincadeira" com os seguidores do Instagram. A Constituição Federal proíbe, no Art.20, referências ao nazismo sob pena de reclusão de dois a cinco anos e multa.

O deputado já é alvo de pedido de suspensão que aguarda votação em plenário na Assembleia Legislativa do Ceará e de outras duas representações. No início deste mês, Fernandes acusou o secretário da Saúde do Ceará, Dr. Cabeto, de envolvimento em falsificação de atestados de óbito para "inflar" mortes por Covid-19 no Ceará.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/moradores-da-lapinha-falam-ao-contrario-e-tem-um-dialeto-o-gualin/
Há meio século, falar ao contrário é considerado sinal de pertença para os moradores “raiz” do bairro da Lapinha
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/elza-soares-aos-90-e-cheia-de-projetos/
Cantora lança releitura de 'Juízo Final' e faz live neste sábado (4), com participação de Flávio Renegado
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/cheias-de-bossa-bebel-gilberto-lanca-parceria-com-martnalia/
Confira também o clipe Hipnose, de Larissa Luz, e a canção Caxixi, de Mariene de Castro
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/veja-o-video-filha-interrompe-entrevista-por-videochamada-e-vira-sensacao-nas-redes/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/bia-doria-e-val-marchiori-geram-revolta-ao-falar-de-sem-teto-gostam-de-ficar-na-rua/
Socialite e primeira-dama do estado de SP disseram que pessoas não vão para abrigos pois 'não querem responsabilidades'
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/leonardo-villar-protagonista-de-o-pagador-de-promessas-morre-aos-96-anos/
Ele eternizou o personagem Zé do Burro em filme premiado que se passa na Bahia
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/ciclone-bomba-onda-derruba-portao-e-invade-garagem-de-predio-em-sp-assista/
Ressaca atingiu praias na Baixada Santista e deixou rastro de destruição
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/mestre-lourimbau-e-localizado-e-esta-internado-em-hospital-no-pau-miudo/
Parentes e artistas fizeram campanha para encontrar berimbalista de 72 anos
Ler Mais