Imersão para juristas negros chega a sua quarta edição nos dias 17, 24 e 31 de julho

correio afro
17.06.2021, 13:17:49
Atualizado: 17.06.2021, 13:21:34
(Foto: Divulgação)

Imersão para juristas negros chega a sua quarta edição nos dias 17, 24 e 31 de julho

Há concurso para bolsas; saiba como participar

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

A imersão “Juristas Negras: vivências e epistemologias ancestrais” será realizada, de forma online, nos dias 17, 24 e 31 de julho. A partir de uma abordagem teórico-vivencial, o objetivo é fomentar a construção e o reconhecimento da identidade de mulheres negras que atuam no universo jurídico enquanto estudantes ou profissionais.     

No mês onde celebra-se o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, os encontros serão conduzidos por Chiara Ramos e Lívia Sant’Anna Vaz. Ambas com  trajetórias de sucesso no serviço público e costumam ser referência para outras mulheres que desejam ocupar cargos de poder, mas ainda se veem pouco nesses locais.

“A sub-representação das mulheres negras sistema de justiça brasileiro é fator que guarda relação direta com a persistência de uma concepção universalizante do Direito cega às diferenças”, conclui Lívia Vaz.     

A iniciativa, que está em sua quarta edição, costuma contar com perfis diversos em todas as turmas: “Incentivamos a participação de juristas negras independente do papel social desempenhado por elas, já recebemos Graduandas, Juízas, Procuradoras. A riqueza da Imersão está no acolhimento e na troca de saberes entre as participantes”, afirma Chiara Ramos. 

Oportunidade
Através de um processo seletivo, juristas negras interessadas em fazer parte da atividade podem concorrer a uma bolsa. Para tal, é necessário responder ao formulário disponível aqui até o dia 20/06. O resultado será divulgado no dia 29/06 nas redes sociais das facilitadoras.     

Solidariedade
Repetindo uma prática que já possibilitou a oferta de dezenas de bolsas, o evento também está recebendo inscrições de pessoas e instituições que queiram custear a participação de mais mulheres. “Sou outra pessoa após a imersão. Para entender a potência desse evento deveras transformador, só mesmo vivenciando”, concluiu Rebeca Queiroz, bolsista da última turma. 

Serviço 
Quando: 17, 24 e 31/07, das 16h às 18h.  
Inscrições para se candidatar a uma bolsa: bit.ly/chamadaparabolsistas4 
Inscrições para custear bolsas: bit.ly/pratiqueseuantirracismo4 
Página do evento: bit.ly/Imersão4 
Mais informações: (81) 3037-0785 (Sete Comunicação) 
Instagram: @professorachiara; @liviasantanavaz 

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas
  • Assinaturas: 71 3480-9140
  • Anuncie: 71 3203-1812
  • Ache Aqui Classificados: 71 3480-9130
  • Redação: 71 3203-1048